5º A, 5º B, 5º C e 5º D
Queridos estudantes e prezados responsáveis,
Retornamos das férias escolares! Vamos começar a estudar!
Estamos encaminhando as atividades para os dias 23, 24 e 27/4/2020.
Dessa forma, para esta semana de estudos, fazemos as seguintes recomendações:
1. Aconselhamos no mínimo uma hora de estudos diários para cada disciplina.
2. As atividades postadas deverão ser feitas em seus respectivos cadernos, ou seja, as atividades de matemática deverão ser feitas no caderno de matemática, as atividades de língua portuguesa, no caderno de língua portuguesa.
3. Lembrem-se de assistirem aos vídeos e realizarem os jogos propostos.
Acompanhem o Blog da escola, as atualizações, bem como as atividades também são postadas no blog, no seguinte endereço:
A seguir, colocamos o seguinte comunicado da Equipe Gestora de nossa escola:
“Estamos aguardando a entrega dos materiais enviados pelo governo às escolas, que deverão entregar aos alunos.
Posteriormente, comunicaremos as datas que os pais deverão comparecer à escola para retirada desses materiais. Enquanto isso,
seguem as atividades para serem realizadas nesses dias.”
Contamos com a colaboração de todos para superarmos mais este desafio.
Tenhamos uma boa semana de estudos.
Atenciosamente,
Profª Sílvia (5º A), Rosângela (5º B), Regina (5º C) e Rosane (5º D).
ATIVIDADES
DE LÍNGUA PORTUGUESA SEMANA DE 20 A 24/04/2020
·
Sugestão de leitura: Desventuras em série.
·
Textos da Autora Sylvia Orthof
·
Sugestão de filme: Desventuras em série
(Netflix)
·
Sugestão vídeo: Livro Maria vai com as outras
Sylvia Orthof https://www.youtube.com/watch?v=HSbfdcBc1dA
23/04/2020
Poço da bruxa
É um poço de palavras.
Palavras que têm cara
o som o jeito das palavras.
Palavras que ficam fracas ou fortes
com forças de quem fala.
Quer saber como é que é?
Igual á palavra FUNDA,
ela mesma não profunda,
tão escura, tão em U,
como o túnel em que ela some.
Ou palavras sombrias:
Túmulo
mau da viúva.
Sem querer se esquecer como é fácil
falar farofa, algodão...
palavra fofa como almofada,
tão macia como um pufe,
sedosa como
cetim.
E o som fininho de fio,
jeito trinado de
trim?
Palavra vento vem ventando,
fazendo brisa e assobio
na garganta e na orelha.
Tem palavra que dá tapa,
tapa na língua da gente,
como bolacha, esculacho...
ou molha a gente na chuva,
cachoeira ou chafariz.
Tem tanta palavra louca
dentro do poço esquisito...
Não é mesmo es-qui-si-to?
Mexe a boca inteirinha
a gente dizer esquisito!
Ah, quanta palavra maluca
deu pra sair do poço!
Palavras frias, engraçadas,
amigas e legais que mais?
Do que mais você se lembra?
O
poço da bruxa. Márcia Kupstas 3 ed. São Paulo: Moderna, 1990.
Sedosa:
suave como a seda
Trinado:
o canto melodioso de certos pássaros.
Esculacho:
censura, repreensão.
Chafariz:
fonte com várias bicas em que a água cai em um tanque.
1- Você
também deve ter um “poço de palavras” que lembram beleza, feiura, gosto, cor...
Qual é palavra que você considera mais
bonita? E a mais gostosa? Por quê?
2- Releia
os dois últimos versos da primeira estrofe. Depois, assinale a alternativa
correta sobre essa frase:
A
“força de quem fala” pode tornar as palavras fracas ou fortes dependendo:
a) Do
momento que se fala.
b) Da
idade de quem fala.
c) Da
entonação dala à fala.
d) Da
sonoridade das palavras.
3- Releia
a 3ªestrofe. Pode-se entender que as palavras do verso “túmulo mau da viúva” são sombrias por causa:
a) Do seu
significado.
b) Da
presença do túnel.
c) Da
presença da viúva.
d) Do
emprego das palavras “funda” e “profunda”.
24/04/2020
4- Por
que a palavra “fofa” é comparada à almofada?
5- Nos
versos “ E o som fininho de fio/ jeito trinado de trim”, que vogal é repetida
para dar ideia de que o som da palavra “fio” é
fininho?
Gramática
Palavras
sinônimas
Releia
estes versos do poema “O poço da bruxa”:
Palavra
fofa como almofada,
tão macia como pufe,
sedosa como cetim.
A
palavra “macia” significa “sedosa”.
Palavras
que têm semelhanças de sentido são chamadas de sinônimas.
·
Belo é sinônimo de bonito, formoso;
·
Medo é sinônimo de temor, receio;
·
Vento é sinônimo de brisa.
Mas,
embora as palavras sinônimas tenham sentido semelhante, elas nem sempre podem
ser usadas no mesmo contexto.
Dizemos,
por exemplo:
Que bela mochila! Mas não
dizemos:
Que
mochila bonita! Que mochila formosa!
1- Algumas
palavras têm vários sinônimos. Consulte um dicionário e encontre tantos
sinônimos quanto conseguir para as palavras abaixo:
a) Mentira:
b) Bagunça:
c) Morrer:
d) Pandorga:
e) Face:
f) Barriga:
27/04/2020
2- Leia o
texto, em seguida, reescreva-o, substituindo as palavras destacadas por
sinônimos.
E dona
Celina escolheu um dos livrinhos e
leu gostoso. Parecia mesmo uma viagem. Os seus olhos vivos corriam toda a sala. A voz engrossava ou afinava de acordo
com a personagem. Soltava até barulhos de bichos. Os braços esticavam e encolhiam, as mãos se agitavam.
Ria, espantava-se e fazia a turma gargalhar. Quando acabou, todo mundo perdeu a vergonha inicial e pediu mais histórias.
Uma escola que eu quero pra mim. Elias José. FTD 1993.
3- Leia
os textos a seguir, grife as palavras repetidas e reescreva-os substituindo as
palavras destacadas por sinônimos. Preste atenção ao contexto.
a) Ao
perceber ruídos estranhos, os cães começaram a latir. Os vizinhos ficaram
receosos de que os cães atacassem alguém.
b) Quem
chegou muito cedo no primeiro deia de aula foi a professora de Desenho. A
professora sabia encantar a turma. Os alunos imediatamente gostaram da professora.
c) Pedro
era um garoto de dez anos. Ele aproximou-se do grupo de garotos que brincava no
parque e perguntou como o garoto se chamava.
23/04/2020
Ortografia
1-Complete
as palavras com x ou ch:
bru___a me____er ____ícara ___uva
afrou____ar bola___a ____afariz li___o
ca___oeira be___iga pu___ar ___amar
em___ada escula___o ____egar ____arope
rela___ante gra____a engra____ate a_____ar
lu___o ____ocar fe____ar pei_____e
2-
Grife as palavras em que o x tem som diferente daqueles da questão 1.
Ameixa-
exército – explosão – xadrez – fixo – caixote – auxílio – excursão – xale –
boxe – exagero – táxi – xereta – exemplo – existir – máximo.
24/04/2020
3-
Complete o quadro a seguir com palavras grafadas com x ou ch e que tenham o
mesmo som da palavra da primeira linha.
bolacha
|
peixaria
|
4-Copie
as palavras do quadro em ordem alfabética.
choque – chave – chofer- rachar – cheio –
encher – chalé – trecho – cheque
chapéu – colcha – chafariz – chaleira –
borracha – inchar – colchão - cochichar
|
MATEMÁTICA – ATIVIDADES DE 23
a 27/04/2020
As atividades devem ser
realizadas no caderno de Matemática.
Ø 23/04/2020
Sugestão de leitura: A casa sonolenta – Audrey
Wood
·
Link:
(Dentro
do site, procurar o livro indicado para a leitura de hoje)
·
Videoaula de revisão 1: História
dos Números
Link: https://www.youtube.com/watch?v=tHH840mlrG4&list=PLh87hd4JLaoCsg-2wQIce3S1Y5GItYb6m&index=7&t=0s
·
Videoaula de revisão 2: Classe
e Ordem
·
Jogo do dia: Qual o valor do dígito
sublinhado?
Nesta atividade online,
você deverá completar com o valor posicional dos algarismos sublinhados. Lembre-se de anotar a pontuação e o tempo de
jogo no caderno.
Resolva
as atividades a seguir no caderno de Matemática.
1.
O algarismo que está na ordem das centenas no
número 8.543 é __________
2.
Resolva com atenção, montando as contas no
quadro abaixo.
a) 59.643
– 18.968 c)
67.904 – 8.578
CM
|
DM
|
UM
|
C
|
D
|
U
|
CM
|
DM
|
UM
|
C
|
D
|
U
|
|
b) 482.136
– 195.478 d)
732.257 – 418.679
CM
|
DM
|
UM
|
C
|
D
|
U
|
CM
|
DM
|
UM
|
C
|
D
|
U
|
|
3. Maria tem uma coleção com 6.607 carrinhos. Este
número é composto por:
a) ( ) 6
unidades de milhar, 6 centenas e 7 unidades
b) ( ) 6
centenas, 6 dezenas e 7 unidades
c) ( ) 6
unidades de milhar, 6 centenas e 7 dezenas
4. O resultado da equação a seguir é: 4X100 + 3 X10 + 5X1 = __________________
5.
A tabela a seguir traz a
população dos cinco municípios mais populosos do Paraná:
a)
Localize na tabela as cidades com maior e menor
população, escrevendo, por extenso, esses números.
b)
Dessas cidades, quais tem população menor que 300
mil?
c)
Se adicionarmos as populações de Foz de Iguaçu e
Londrina, quantos serão os habitantes? Esse valor é maior ou menor que o número
de habitantes da cidade de Curitiba?
Ø 24/04/2020
Sugestão de leitura: A menina das estrelas –
Tulipa Ruiz
·
Videoaula
de revisão: Expressões Numéricas para 5º ano do Ensino Fundamental 1
Observação: No
final do vídeo pede-se que copiem e resolvam algumas expressões. Não é
preciso fazer os exercícios propostos no vídeo, apenas o assistam com muita
atenção.
·
Jogo do dia: Completando os números
Complete
os espaços com os números que faltam.
Preste
bastante atenção para descobrir a lógica de cada fase.
Lembre-se:
Procure jogar nos três níveis propostos (fácil, médio e difícil).
Resolva as atividades a seguir
no caderno de Matemática.
1.
Após assistir a videoaula, resolva as
expressões em seu caderno de matemática.
a) 58 –
(29 -6) + 42 =
b) 89 – (
29 – 6) + 42 =
c) (45 +
26) – (15 + 13) =
d) 192 –
(86 + 35) + 24 =
e) 18 : 2 x 5 + 6 – 4 =
f) 240 : 3 + 5 – 19 =
2.
O gráfico a seguir
representa o número de aniversariantes da turma em cada
mês. Qual mês teve mais aniversários?
mês. Qual mês teve mais aniversários?
3. O gráfico de colunas
representa o tempo do banho, em minutos, uma família com
sete pessoas, sendo 3 meninas (A,B,C), 2 meninos (D,E), mãe (M) e pai (P).
Qual o tempo total de banho das mulheres da casa?
sete pessoas, sendo 3 meninas (A,B,C), 2 meninos (D,E), mãe (M) e pai (P).
Qual o tempo total de banho das mulheres da casa?
4.
Durante a campanha de vacinação contra gripe, aplicada em idosos a
partir de
60 anos, o
posto de saúde de uma cidade faz um controle para saber quantas
pessoas foram vacinadas. A tabela a seguir mostra o controle realizado nos últimos
quatro anos. Em que ano foi vacinado o maior número de mulheres?
pessoas foram vacinadas. A tabela a seguir mostra o controle realizado nos últimos
quatro anos. Em que ano foi vacinado o maior número de mulheres?
Ø 27/04/2020
·
Sugestão de leitura: A canção dos pássaros
– Zeca Baleiro
·
Sessão Pipoca: Sugestão de vídeo: Donald no País da Matemágica
·
Videoaula:
QMágico - Sólidos Geométricos
·
Jogo 1: Selecione as formas com três dimensões
Link:
Link:
Nesses
dois jogos, caso você erre, será apresentada uma explicação bem interessante.
Leia todas as explicações com atenção e sempre tente novamente.
Resolva as atividades a seguir
no caderno de Matemática.
1. Fabiana
trabalha numa fábrica de caixas. Observe as caixas que Fabiana fabricou.
As caixas mais
vendidas para colocar bombons têm a forma de cubos e paralelepípedos. Quais são
elas?
a) Tipo I e II
b) Tipo I e
III
c) Tipo II e
III
d) Tipo II e IV
2.
Os funcionários de uma loja receberam o
aumento do salário, e passaram a receber R$ 850,00. Sabendo-se que esta loja
emprega 5 funcionários, quanto essa empresa pagará de salário este mês?
3.
Pedro tem uma reunião de
trabalho em uma cidade distante. Sabendo que leva-se 2 horas para chegar a esta
cidade, a que horas ele tem que sair de casa se sua reunião é as 10 horas?
4.
Comprei um caderno por
R$ 3,00, uma caneta por R$ 1,50, uma lapiseira por R$ 2,50 e uma borracha por
R$ 0,90. Quanto gastei ao todo?
5.
Observe o quadro abaixo
e responda:
a)
Que fruta está na posição (A,2)?
R:
b)
Qual a posição da banana no quadro?
R:
c)
Qual a fruta que está na posição (B,2)?
R:
d) Qual a posição das peras?
R:
6. Uma
livraria recebeu uma entrega com 154 livros, sendo que 48 são de livros
didáticos e o restante de livro infantil. Quantos livros infantis a livraria
recebeu neste pedido?
7. Qual é
o número referente a seguinte decomposição: cinco centenas de milhar, sete
dezenas de milhar, uma unidade de milhar, oito centenas, duas dezenas e três
unidades.
ATIVIDADES DE ARTES - 23 A 27/4/20
ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 23 A 27/4/20
PROFESSORA:
Berga
TURMAS 5° ANO
Professora
Berga
Turma
5° A, B, C e D
As atividades deverão ser
realizadas nas últimas folhas do caderno utilizado para a disciplina de Língua
Portuguesa.
Não se esqueça de enviar sua
foto realizando as atividades.
Atividade
1
Escolha uma atividade
esportiva e descreva-a:
·
Número de participantes.
·
Como se pratica?
·
Qual a finalidade do jogo?
·
Tempo de duração.
·
Quantos tempos tem cada partida?
Atividade
2
Pesquise como as crianças
indígenas brincam. Escolha uma brincadeira e descreva.
Atividade
3
A brincadeira escolhida na
atividade 2, tem alguma semelhança com alguma brincadeira que você já brincou?
Nenhum comentário:
Postar um comentário