quinta-feira, 23 de abril de 2020

ATIVIDADES PARA OS DIAS 23, 24 E 27/4/2020


5º A, 5º B, 5º C e 5º D

Queridos estudantes e prezados responsáveis,
Retornamos das férias escolares! Vamos começar a estudar!
Estamos encaminhando as atividades para os dias 23, 24 e 27/4/2020.
Dessa forma, para esta semana de estudos, fazemos as seguintes recomendações:
1. Aconselhamos no mínimo uma hora de estudos diários para cada disciplina.

2. As atividades postadas deverão ser feitas em seus respectivos cadernos, ou seja, as atividades de matemática deverão ser feitas no caderno de matemática, as atividades de língua portuguesa, no caderno de língua portuguesa.

3. Lembrem-se de assistirem aos vídeos e realizarem os jogos propostos.

     Acompanhem o Blog da escola, as atualizações, bem como as atividades também são postadas no blog, no seguinte endereço:


            A seguir, colocamos o seguinte comunicado da Equipe Gestora de nossa escola:

“Estamos aguardando a entrega dos materiais enviados pelo governo às escolas, que deverão entregar aos alunos. 
Posteriormente, comunicaremos as datas que os pais deverão comparecer à escola para retirada desses materiais. Enquanto isso, 
seguem as atividades para serem realizadas nesses dias.”

Contamos com a colaboração de todos para superarmos mais este desafio.

Tenhamos uma boa semana de estudos.

Atenciosamente,
Profª Sílvia (5º A), Rosângela (5º B), Regina (5º C) e Rosane (5º D).

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA SEMANA DE 20 A 24/04/2020

·         Sugestão de leitura: Desventuras em série.

·         Textos da Autora Sylvia Orthof

·         Sugestão de filme: Desventuras em série (Netflix)

·         Sugestão vídeo: Livro Maria vai com as outras Sylvia Orthof https://www.youtube.com/watch?v=HSbfdcBc1dA
23/04/2020

Poço da bruxa

É um poço de palavras.
Palavras que têm cara
o som o jeito das palavras.
Palavras que ficam fracas ou fortes
com forças de quem fala.


Quer saber como é que é?

Igual á palavra FUNDA,
ela mesma não profunda,
tão escura, tão em U,
como o túnel em que ela some.
Ou palavras sombrias:
Túmulo mau da viúva.


Sem querer se esquecer como é fácil
falar farofa, algodão...
palavra fofa como almofada,
tão macia como um pufe,
sedosa como cetim.

E o som fininho de fio,
jeito trinado de trim?
Palavra vento vem ventando,
fazendo brisa e assobio
na garganta e na orelha.

Tem palavra que dá tapa,
tapa na língua da gente,
como bolacha, esculacho...
ou molha a gente na chuva,
cachoeira ou chafariz.
Tem tanta palavra louca
dentro do poço esquisito...
Não é mesmo es-qui-si-to?
Mexe a boca inteirinha
a gente dizer esquisito!

Ah, quanta palavra maluca
deu pra sair do poço!
Palavras frias, engraçadas,
amigas e legais que mais?
Do que mais você se lembra?

                                             O poço da bruxa. Márcia Kupstas 3 ed. São Paulo: Moderna, 1990.


Sedosa: suave como a seda
Trinado: o canto melodioso de certos pássaros.
Esculacho: censura, repreensão.
Chafariz: fonte com várias bicas em que a água cai em um tanque.



1-    Você também deve ter um “poço de palavras” que lembram beleza, feiura, gosto, cor... Qual é  palavra que você considera mais bonita? E a mais gostosa? Por quê?


2-    Releia os dois últimos versos da primeira estrofe. Depois, assinale a alternativa correta sobre essa frase:
A “força de quem fala” pode tornar as palavras fracas ou fortes dependendo:

a)    Do momento que se fala.
b)    Da idade de quem fala.
c)    Da entonação dala à fala.
d)    Da sonoridade das palavras.



3-    Releia a 3ªestrofe. Pode-se entender que as palavras do verso “túmulo mau da viúva” são sombrias por causa:

a)    Do seu significado.
b)    Da presença do túnel.
c)    Da presença da viúva.
d)    Do emprego das palavras “funda” e “profunda”.
24/04/2020

4-    Por que a palavra “fofa” é comparada à almofada?

5-    Nos versos “ E o som fininho de fio/ jeito trinado de trim”, que vogal é repetida para dar ideia de que o som da palavra “fio” é  fininho?



Gramática

Palavras sinônimas

Releia estes versos do poema “O poço da bruxa”:

Palavra fofa como almofada,
tão macia como pufe,
sedosa como cetim.

A palavra “macia” significa “sedosa”.

Palavras que têm semelhanças de sentido são chamadas de sinônimas.

·         Belo é sinônimo de bonito, formoso;
·         Medo é sinônimo de temor, receio;
·         Vento é sinônimo de brisa.

Mas, embora as palavras sinônimas tenham sentido semelhante, elas nem sempre podem ser usadas no mesmo contexto.

Dizemos, por exemplo:
Que bela mochila!                                    Mas não dizemos:
Que mochila bonita!                                 Que mochila formosa!





1-    Algumas palavras têm vários sinônimos. Consulte um dicionário e encontre tantos sinônimos quanto conseguir para as palavras abaixo:

a)    Mentira:


b)    Bagunça:

c)    Morrer:

d)    Pandorga:

e)    Face:

f)     Barriga:

27/04/2020
2-    Leia o texto, em seguida, reescreva-o, substituindo as palavras destacadas por sinônimos.

E dona Celina escolheu um dos livrinhos e leu gostoso. Parecia mesmo uma viagem. Os seus olhos vivos corriam toda a sala. A voz engrossava ou afinava de acordo com a personagem. Soltava até barulhos de bichos. Os braços esticavam e encolhiam, as mãos se agitavam. Ria, espantava-se e fazia a turma gargalhar. Quando acabou, todo mundo perdeu a vergonha inicial e pediu mais histórias.
                                          Uma escola que eu quero pra mim. Elias José. FTD 1993.


3-    Leia os textos a seguir, grife as palavras repetidas e reescreva-os substituindo as palavras destacadas por sinônimos. Preste atenção ao contexto.

a)    Ao perceber ruídos estranhos, os cães começaram a latir. Os vizinhos ficaram receosos de que os cães atacassem alguém.

b)    Quem chegou muito cedo no primeiro deia de aula foi a professora de Desenho. A professora sabia encantar a turma. Os alunos imediatamente gostaram da professora.

c)    Pedro era um garoto de dez anos. Ele aproximou-se do grupo de garotos que brincava no parque e perguntou como o garoto se chamava.

23/04/2020
Ortografia

1-Complete as palavras com x ou ch:

bru___a                    me____er                      ____ícara                           ___uva

afrou____ar              bola___a                      ____afariz                         li___o

ca___oeira               be___iga                     pu___ar                          ___amar

em___ada               escula___o                  ____egar                       ____arope

rela___ante             gra____a                 engra____ate                  a_____ar

lu___o                      ____ocar                     fe____ar                       pei_____e        

2- Grife as palavras em que o x tem som diferente daqueles da questão 1.

Ameixa- exército – explosão – xadrez – fixo – caixote – auxílio – excursão – xale – boxe – exagero – táxi – xereta – exemplo – existir – máximo.


24/04/2020
3- Complete o quadro a seguir com palavras grafadas com x ou ch e que tenham o mesmo som da palavra da primeira linha.

bolacha
peixaria
















4-Copie as palavras do quadro em ordem alfabética.

 choque – chave – chofer- rachar – cheio – encher – chalé – trecho – cheque
 chapéu – colcha – chafariz – chaleira – borracha – inchar – colchão - cochichar


MATEMÁTICA – ATIVIDADES DE 23 a 27/04/2020

As atividades devem ser realizadas no caderno de Matemática.

Ø  23/04/2020

Sugestão de leitura: A casa sonolenta – Audrey Wood
·         Link:
(Dentro do site, procurar o livro indicado para a leitura de hoje)

·         Videoaula de revisão 1: História dos Números

·         Videoaula de revisão 2: Classe e Ordem

·         Jogo do dia: Qual o valor do dígito sublinhado?

            Nesta atividade online, você deverá completar com o valor posicional dos algarismos sublinhados.  Lembre-se de anotar a pontuação e o tempo de jogo no caderno.

            Resolva as atividades a seguir no caderno de Matemática.

1.    O algarismo que está na ordem das centenas no número 8.543 é __________

2.    Resolva com atenção, montando as contas no quadro abaixo.
a)    59.643 – 18.968                              c) 67.904 – 8.578       
CM
DM
UM
C
D
U

CM
DM
UM
C
D
U








































b)    482.136 – 195.478                                         d) 732.257 – 418.679
CM
DM
UM
C
D
U

CM
DM
UM
C
D
U







































 

3.   Maria tem uma coleção com 6.607 carrinhos. Este número é composto por:

a)   (    ) 6 unidades de milhar, 6 centenas e 7 unidades
b)   (    ) 6 centenas, 6 dezenas e 7 unidades
c)    (    ) 6 unidades de milhar, 6 centenas e 7 dezenas

4.   O resultado da equação a seguir é:  4X100 + 3 X10 + 5X1 = __________________

5.       A tabela a seguir traz a população dos cinco municípios mais populosos do Paraná:

 


a)    Localize na tabela as cidades com maior e menor população, escrevendo, por extenso, esses números.

b)    Dessas cidades, quais tem população menor que 300 mil?

c)    Se adicionarmos as populações de Foz de Iguaçu e Londrina, quantos serão os habitantes? Esse valor é maior ou menor que o número de habitantes da cidade de Curitiba?

Ø  24/04/2020

Sugestão de leitura: A menina das estrelas – Tulipa Ruiz

·         Videoaula de revisão: Expressões Numéricas para 5º ano do Ensino Fundamental 1


Observação: No final do vídeo pede-se que copiem e resolvam algumas expressões. Não é preciso fazer os exercícios propostos no vídeo, apenas o assistam com muita atenção.

·         Jogo do dia: Completando os números


Complete os espaços com os números que faltam.
Preste bastante atenção para descobrir a lógica de cada fase.
Lembre-se: Procure jogar nos três níveis propostos (fácil, médio e difícil).

Resolva as atividades a seguir no caderno de Matemática.

1.    Após assistir a videoaula, resolva as expressões em seu caderno de matemática.

a)    58 – (29 -6) + 42 =
b)    89 – ( 29 – 6) + 42 =
c)    (45 + 26) – (15 + 13) =
d)    192 – (86 + 35) + 24 =
e)    18 : 2 x 5 + 6 – 4 =
f)      240 : 3 + 5 – 19 =

2.    O gráfico a seguir representa o número de aniversariantes da turma em cada
mês. Qual mês teve mais aniversários?


3.    O gráfico de colunas representa o tempo do banho, em minutos, uma família com
sete pessoas, sendo 3 meninas (A,B,C), 2 meninos (D,E), mãe (M) e pai (P).
Qual o tempo total de banho das mulheres da casa?

4.    Durante a campanha de vacinação contra gripe, aplicada em idosos a partir de
60 anos, o posto de saúde de uma cidade faz um controle para saber quantas
pessoas foram vacinadas. A tabela a seguir mostra o controle realizado nos últimos
quatro anos. Em que ano foi vacinado o maior número de mulheres?



 Ø  27/04/2020

·         Sugestão de leitura: A canção dos pássaros – Zeca Baleiro


·         Sessão Pipoca: Sugestão de vídeo:  Donald no País da Matemágica



·         Videoaula: QMágico - Sólidos Geométricos



·         Jogo  1: Selecione as formas com três dimensões

Link:


Link:

Nesses dois jogos, caso você erre, será apresentada uma explicação bem interessante. Leia todas as explicações com atenção e sempre tente novamente.

Resolva as atividades a seguir no caderno de Matemática.

1.    Fabiana trabalha numa fábrica de caixas. Observe as caixas que Fabiana fabricou. 


As caixas mais vendidas para colocar bombons têm a forma de cubos e paralelepípedos. Quais são elas?

a) Tipo I e II                     b) Tipo I e III                 c) Tipo II e III                  d) Tipo II e IV

2.    Os funcionários de uma loja receberam o aumento do salário, e passaram a receber R$ 850,00. Sabendo-se que esta loja emprega 5 funcionários, quanto essa empresa pagará de salário este mês?
3.    Pedro tem uma reunião de trabalho em uma cidade distante. Sabendo que leva-se 2 horas para chegar a esta cidade, a que horas ele tem que sair de casa se sua reunião é as 10 horas?
4.    Comprei um caderno por R$ 3,00, uma caneta por R$ 1,50, uma lapiseira por R$ 2,50 e uma borracha por R$ 0,90. Quanto gastei ao todo?
5.    Observe o quadro abaixo e responda:

a) Que fruta está na posição (A,2)?
R:

b) Qual a posição da banana no quadro?
R:

c) Qual a fruta que está na posição (B,2)?
R:

d) Qual a posição das peras?
R:

6.    Uma livraria recebeu uma entrega com 154 livros, sendo que 48 são de livros didáticos e o restante de livro infantil. Quantos livros infantis a livraria recebeu neste pedido?

7.    Qual é o número referente a seguinte decomposição: cinco centenas de milhar, sete dezenas de milhar, uma unidade de milhar, oito centenas, duas dezenas e três unidades. 

ATIVIDADES DE ARTES - 23 A 27/4/20


ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 23 A 27/4/20

PROFESSORA:  Berga

TURMAS 5° ANO



Professora  Berga
Turma 5° A, B, C e D
As atividades deverão ser realizadas nas últimas folhas do caderno utilizado para a disciplina de Língua Portuguesa.
Não se esqueça de enviar sua foto realizando as atividades.

Atividade 1

Escolha uma atividade esportiva e descreva-a:
·        Número de participantes.
·        Como se pratica?
·        Qual a finalidade do jogo?
·        Tempo de duração.
·        Quantos tempos tem cada partida?

Atividade 2

Pesquise como as crianças indígenas brincam. Escolha uma brincadeira e descreva.

Atividade 3

A brincadeira escolhida na atividade 2, tem alguma semelhança com alguma brincadeira que você já brincou?



Nenhum comentário:

Postar um comentário