ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA -
3º. ANOS
3º. ANOS
DIAS 28, 29 e 30 DE ABRIL
SUGESTÕES DE
LEITURA PARA A SEMANA DE 28/04 À 30/04.
Acesse o site no
link abaixo e tenha acesso aos livros virtuais.
DATA: 28/04/2020
Português
1 -) Leiam o poema Musicado de Vinicius de Moraes. É
um poema que fala de como era uma moradia. Encontre sete palavras escritas
incorretamente, circule e reescreva a correta no seu caderno.
A CASA
ERA UMA CASA
MUITO ENGRACADA
NÃO TINHA TETO
NÃO TINHA NADA
NINGUÉM PODIA
ETRAR NELA NÃO
PORQUE NA CAZA
NÃO TINHA CHÃO
NINGUÉM PODIA
DOMIR NA REDE
PORQUE NA CAZA
NÃO TINHA PAREDE
NINGUÉM PODIA
FAZER PIPI
PORQUE PENICO
NÃO TINHA ALI
MAS ERA FETA
COM MUTO ESMERO
NA RUA DOS BOBOS
NÚMERO ZERO.
2- Faça a
leitura do texto e responda as questões no seu caderno:
Texto
ELEFANTE
O ELEFANTE É O
MAIOR MAMÍFERO TERRESTRE DO MUNDO. É TAMBÉM UM DOS QUE VIVEM MAIS TEMPO: DE CEM
A CENTO E VINTE ANOS.
ALÉM DO SEU
TAMANHO, OUTRA CARACTERÍSTICA QUE CHAMA A ATENÇÃO NO ELEFANTE É A SUA TROMBA. AS
PESSOAS COSTUMAM PENSAR QUE O ELEFANTE BEBE ÁGUA PELA TROMBA, MAS, ISSO NÃO É
VERDADE. ELA É O NARIZ DO ELEFANTE E FUNCIONA COMO UMA ESPÉCIE DE CANUDO. ELE
PUXA A ÁGUA E ESGUICHA-A DENTRO DA BOCA PARA BEBER OU NAS COSTAS PARA SE
REFRESCAR.
(Texto adaptado do Zôo Virtual)
Responda no seu caderno as seguintes questões:
A -) Quantos anos costuma
viver um elefante?
B -) Como o elefante faz
para beber água?
Data: 29/04/2020
3 - Atenção no enunciado do
exercício a seguir e faça no seu caderno.
AJUDE UM COLEGA
Um colega seu começou a escrever esta fábula, mas teve
dúvidas ao tentar escrever determinadas palavras. Você pode ajudá-lo?
A formiga e a pomba
Uma
formiga sedenta ____________________________ (desceu–descel) a
uma fonte para beber água, mas
____________________________ (começou–começol) a afogar-se. Então, uma pomba,
pousada em uma árvore ao lado,____________________________ (arrancou–arrancol)
um galhinho e lançou-o na água. A
formiga subiu nele e salvou-se. Mais tarde, um caçador de passarinhos parou ali
e, no desejo de apanhar a pomba, juntou seus caniços com visgo.
Então,a formiga veio e deu uma mordida no pé
do caçador. Ele se desequilibrou, sacudiu os caniços e, como resultado, a pomba
fugiu e se ____________________________(salvou–salvol). [...]
Fonte: “A formiga e a pomba”. In: Esopo - Fábulas
completas, Maria Celeste D. Dezotti, ilustrações de Eduardo Berliner. São
Paulo: Cosac Naify, 2013
4 - Leia o texto
e responda as questões no seu caderno.
Protegendo a mata
O
Brasil é um dos principais alvos dos traficantes da fauna silvestre, por causa
da sua biodiversidade. Estima-se que o tráfico de animais selvagens movimente
200 bilhões de dólares em todo o mundo, anualmente, colocando o comércio ilegal
de animais silvestres na terceira maior atividade ilícita do planeta, perdendo
apenas para o tráfico de drogas e de armas.
Segundo
o Ibama, são comercializados no Brasil, por ano, 4 milhões de animais
selvagens. As aves são os animais mais cobiçados pelo tráfico, correspondendo a
82% do comércio ilegal, seguido pelos répteis (3%) e mamíferos (1%). Peixes e
outros animais correspondem a 14%.
Uma
fiscalização mais rigorosa, campanhas maciças contra o comércio ilegal e a
conscientização de que animais silvestres têm que viver livres na natureza são
necessárias para a sobrevivência dessas espécies.
Conteúdo Editorial - 2014 - IMESP.
Responda no
seu caderno as seguintes questões:
A-) Depois de ter lido o texto e conversado com seus
pais (família), explique: o que é tráfico de animais?
B-) Quais as ações necessárias para a sobrevivência
das espécies ameaçadas?
Data: 30/04/2020
5- PRODUÇÃO
TEXTUAL
ASSISTA A FÁBULA
- A CORRIDA DOS SAPINHOS - MONTEIRO LOBATO
AGORA QUE VOCÊ ASSISTIU,
PEGUE SEU CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCREVA O TÍTULO DA FÁBULA, PULE 1 LINHA
E ESCREVA COM SUAS PALAVRAS A FÁBULA. NÃO ESQUEÇA DOS SINAIS DE PONTUAÇÃO.
FAÇA COM
MUITO CAPRICHO.
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA – 3º ANOS
DIAS 28, 29 e 30 DE ABRIL
DIA 28/04/2020
ATIVIDADE 1 – MATEMÁTICA
LEIA E RESOLVA AS SITUAÇÕES
PROBLEMAS ABAIXO:
1- MARCOS
COMPROU TRÊS BRINQUEDOS. PAGOU 23 REAIS EM UM CARRINHO, 15 REAIS EM UMA BOLA E
10 REAIS EM UM PIÃO. QUANTO REAIS MARCOS GASTOU?
R:
2- MARCELO TEM
50 ANOS E LUANA, SUA FILHA TEM 20. QUANTOS ANOS MARCELO
TÊM A MAIS QUE SUA FILHA LUANA?
R:
3-
EM UMA
CABANINHA, BRINCAM 3 CRIANÇAS. QUANTAS CRIANÇAS BRINCAM EM 5 CABANINHAS?
R:
4-
TAMARA
PRECISA MONTAR 16 SAQUINHOS DE LEMBRANCINHAS PARA UMA FESTA, COM 3 BRINQUEDOS
EM CADA SAQUINHO. QUANTOS BRINQUEDOS ELA TERÁ QUE COMPRAR PARA MONTAR TODOS OS
SAQUINHOS DE LEMBRANCINHAS?
R:
DIA 29/04/2020
ATIVIDADE 2 – MATEMÁTICA
LEIA
E RESOLVA AS SITUAÇÕES PROBLEMAS ABAIXO:
1-
GABRIELA
TEM 22 REAIS E MARIANA TEM 45 REAIS. QUANTOS REAIS MARIANA TEM A MAIS QUE
GABRIELA?
2-
EM
UMA CAIXA OS BOMBONS ESTÃO ORGANIZADOS EM 4 FILEIRAS DE 8 BOMBONS. QUAL O TOTAL
DE BOMBONS NA CAIXA?
3-
A
ESCOLA RECEBE TODA SEMANA CAIXAS COM MAÇÃS. SE DUAS CAIXAS CONTÊM 72 MAÇÃS.
QUANTAS MAÇÃS CONTÉM 4 CAIXAS?
4-
O
ÔNIBUS DA ESCOLA DE MARIANA TEM CAPACIDADE PARA 30 ALUNOS. HOJE APENAS 22
ALUNOS FORAM. QUANTOS ALUNOS FALTARAM?
DIA
30/04/2020
ATIVIDADE 3 – MATEMÁTICA
COPIE
A ATIVIDADE ABAIXO NO SEU CADERNO DE MATEMÁTICA
1- VEJA O GRÁFICO COM AS IDADES DOS ALUNOS DO 2º
ANO:
A- QUEM É O ALUNO MAIS
NOVO DA TURMA?
B- QUEM É O MAIS
VELHO?
C- QUANTOS ANOS ÍRIS É
MAIS VELHA QUE SULA?
D- QUAL A DIFEREÇA
ENTRE SULA E IVO?
E- SOMANDO AS IDADES
DE LEO E BETE, TEMOS?
COPIE
A ATIVIDADE ABAIXO NO SEU CADERNO DE MATEMÁTICA
1- COMPLETE
A SEQUÊNCIA COM OS NÚMEROS FALTANTES.
111
|
112
|
114
|
117
|
120
|
|||||
121
|
123
|
126
|
128
|
2-
COLOQUE O ANTECESSOR E O SUCESSOR DOS NÚMEROS.
|
COPIE
A ATIVIDADE ABAIXO NO SEU CADERNO DE MATEMÁTICA
1-
PINTEO MENOR NÚMERO
E CIRCULE O MAIOR EM CADA SEQUÊNCIA.
61
|
10
|
111
|
14
|
137
|
245
|
28
|
360
|
80
|
97
|
135
|
160
|
138
|
18
|
200
|
132
|
14
|
153
|
11
|
150
|
20
|
30
|
101
|
201
|
101
|

Nenhum comentário:
Postar um comentário