terça-feira, 24 de março de 2020


Caros estudantes e caros  responsáveis pelos estudantes dos 5ºs  Anos da E. E. Profª Júlia Amália de Azevedo Antunes”

Todos nós estamos enfrentando uma situação diferenciada, onde devemos permanecer em nossas casas o máximo de tempo possível, evitando o contato social, tudo isso em função de um bem maior.
No entanto, nossas crianças não podem ficar ociosas e sem conteúdo escolar, dessa forma, será disponibilizado em nosso blog atividades para serem feitas em casa, com o auxílio da família.

Aconselhamos no mínimo uma hora de estudos diários para cada disciplina, no caso  disponibilizaremos, nesse primeiro momento, atividades de Língua Portuguesa e Matemática. Também serão disponibilizadas atividades das disciplinas de Educação Física e Arte.

Lembramos que esta é uma situação diferenciada, por isso, é necessário que as crianças estudem diariamente e não percam o foco.

As atividades postadas deverão ser feitas em seus respectivos cadernos, ou seja, as atividades de matemática deverão ser feitas no caderno de matemática e as atividades de língua portuguesa, no caderno de língua portuguesa.

O Blog será atualizado periodicamente, logo os responsáveis devem orientar as crianças a acessarem  diariamente, verificando novas postagens.

IMPORTANTE!!!!! Os estudantes devem procurar as postagens referentes ao seu ano, no nosso caso, as postagens dos 5ºs anos.

Contamos com a colaboração de todos para superarmos esse grande desafio mundial.

    As atividades também serão enviadas aos estudantes por e-mail cadastrado na escola.

Atenciosamente,

Professoras Sílvia- 5º.A, Rosângela- 5º.B, Rosane- 5º.C e Regina- 5º.D


ATIVIDADES DE MATEMÁTICA - SEMANA DE 23 A 27/03/2020.

·         Aula digital da semana: Divisão – Parte 1

Acesse o link a seguir para assistir a aula digital dessa semana.

·         Desafio da semana: Jogo: Rapid Math

 

Esse  jogo requer que o jogador seja ágil na execução dos cálculos das operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão) de números naturais. O grau de dificuldade aumenta no decorrer do jogo.


Oba!!!! Vai começar o game Rapid Math e se você é bom na matemática, não poderá ficar de fora deste desafio. Portanto se concentre, pois aparecerão cálculos matemáticos nas mais diversas funções, sendo adição, subtração, divisão ou multiplicação. Assim que o cálculo for dado, você deverá mostrar a sua resposta com muita rapidez, já que o tempo corre sem parar e se errar muitas vezes, voltará para o início do desafio.






Anote a maior pontuação que você conseguir na semana no caderno de Matemática. Ah, não se esqueça de colocar a data!!!!


LEMBRE-SE: ESSAS ATIVIDADES DEVEM SER COPIADAS E FEITAS NO CADERNO DE MATEMÁTICA!!!!!!!!




Ø  Dia 24/03/2019

REVISÃO - OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS: SOMA
1)    REALIZE AS SOMAS ABAIXO:
A

3
7
5



B

5
7
2
0


C

4
6
1



D

3
8
2
9


+
2
4
9




+
3
0
9
6



+
7
5
8




+
6
4
5
4











1
5
8
5













6
5
6































































D

8
3
6



E

3
2
7
6
9

F

5
2
1



H

7
4
2
5


+
5
9
4




+

1
6
3
0


+
1
7
6




+
5
0
9
7













2
1
0




9
9






2
1
0


































2)    COMPLETE AS ADIÇÕES ABAIXO COM OS NÚMEROS QUE FALTAM:

A


7




B

4

5



+
2

3
6
5


+
2
1

2



7
7
7
7
7




6
7
7































C

8
7
3
9
6

D


3

4


+


8

5


+
1

0




8

2
5
1



5
7
9
6


REVISÃO: OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS: SUBTRAÇÃO

            A SUBTRAÇÃO DE DOIS NÚMEROS NATURAIS RESULTA EM UM NÚMERO NATURAL.

EX.: 5 - 3 = 2

QUANDO VAMOS EFETUAR UMA SUBTRAÇÃO É NECESSÁRIO QUE SIGAMOS A ORDEM DOS NÚMEROS, POIS ESTA MUDANÇA ACARRETA UM RESULTADO DIFERENTE, OU SEJA, NUMA SUBTRAÇÃO, O NÚMERO MAIOR SEMPRE VEM PRIMEIRO.

            PARA VERIFICAR SE OS RESULTADOS DAS SUBTRAÇÕES, TIRAMOS A PROVA REAL,  PEGANDO O RESULTADO E SOMANDO AO NÚMERO MENOR DA OPERAÇÃO OU PEGANDO O NÚMERO MAIOR DA OPERAÇÃO E SUBTRAIR O RESULTADO.

EX.: 13 - 10 = 3

PROVA REAL:

  • SOMAR O RESULTADO AO NÚMERO MENOR DA OPERAÇÃO 3 + 10 = 13
  • PEGAR O NÚMERO MAIOR DA OPERAÇÃO E TIRAR O RESULTADO 13 – 3 = 10   
1)    REALIZE AS SUBTRAÇÕES ABAIXO:

A

8
7
9
3


B

5
2
3
2


C

3
8
6
7
4

D

8
2
0
0
0

-
7
2
1
4



-
1
6
3
5



-
2
9
2
1
8


-


8
7
2






























































E

9
6
3
2


F

1
5
9
3
9

G

3
7
2
8


H

4
5
0
0


-
3
2
1
7



-

7
8
4
5


-
1
4
0
3



-

9
3
0

































1)    RESOLVA AS CONTAS ABAIXO E TIRE A PROVA REAL, PARA CONSULTAR OS RESULTADOS. VEJA O EXEMPLO:
 A)   763 - 242 =

763                                           PROVA REAL:  521
    -242                                                                  + 242
521                                                                     763


B)   476 - 232 =      

C)   979 - 261 =
D)   369 - 136 =
E)   978 – 523 =


2)    OS PROFESSORES E AS TURMAS DOS QUINTOS ANOS PARTICIPARÁ DE UMA EXCURSÃO CULTURAL. SÃO 185 ALUNOS E 11 PROFESSORES, QUE IRÃO EM 7 ÔNIBUS ALUGADOS. QUANTAS PESSOAS VIAJARÃO EM CADA ÔNIBUS, SABENDO-SE QUE EM CADA ÔNIBUS DEVEM IR O MESMO NÚMERO DE PESSOAS?

Ø  Dia 25/03/2019

REVISÃO: OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS: MULTIPLICAÇÃO


1)    Resolva as multiplicações abaixo:

A)   32 x 3 =
B)   64 x 7 =
C)   25 x 8 =
D)   75 x 24 =
E)   67 x 42 =
F)   35 x 54 =

2)    Uma escola comprou 87 caixas de suco a R$ 4,00 cada. Quanto a escola gastou?

3)    Em uma caixa de tintas contém 6 potinhos. Quantos potinhos terão em 37 caixas?

4)    Em uma campanha para ajudar famílias desabrigadas conseguiram arrecadar 1235 quilos de arroz, 2003 quilos de açúcar e 398 quilos de feijão. Quantos quilos de alimentos foram arrecadados?

5)    Em uma escola estudam 2536 alunos no período da manhã, 2406 no período da tarde e 1467 no período da noite. Quantos alunos estudam na escola?

Ø  Dia 26/03/2019


REVISÃO: OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS: DIVISÃO

1)   Efetue as divisões

a)   72÷6=
b)   357÷7=
c)    672÷6=
d)   348÷3=
e)   810÷3=

2)    Em uma granja, foram distribuídos 288 ovos em 12 caixas iguais. Quantos ovos foram colocados em cada caixa?

3)    Maria distribuiu 126 brigadeiros em 9 bandejas iguais. Quantos salgadinhos ela colocou em cada bandeja?

4)    Mariana tem 680 figurinhas. Ela colocou 20 em cada página do álbum. Quantas páginas tem seu álbum?

5)    Mariana e Bruno foram encarregados de preparar os sanduíches para o lanche da excursão da escola. Cada pacote de pão de forma dá para 9 sanduíches. São 27 alunos na nossa turma e a previsão é que cada um consuma 4 sanduíches. Dê quantos pacotes de pães de forma Mariana e Bruno vão precisar?


Dia 27/03/2019

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

1)    O gerente de uma grande loja de roupas estava fazendo as contas para descobrir qual foi a venda no último mês. Foram vendidas 429 vestidos, 948 blusas e 325 calças. Quantas roupas foram vendidas?

2)    Na fazenda de dona Maria existe 2430 pés de maga, 345 pés de mexerica e 235 pés de acerola. Quantos pés de fruta têm na fazenda de dona Maria?


3)    No jogo da final do brasileirão, havia 32529 pessoas na arquibancada, 10533 pessoas nas numeradas e 4980 nas cativas. Quantas pessoas assistiram ao jogo?


4)    Efetue as divisões:




ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA SEMANA DE 24 A 27/03/2020


·         Aula digital da semana: parte 1  https://youtu.be/5hqr-sVHRqo



24/03/2020

1-    Desafio da semana: Assistam ao vídeo e leiam as reportagens do Jornal Joca.


Novo coronavírus provoca suspensão de aulas pelo Brasil


          Para evitar o contágio, várias escolas e universidades da rede pública e privada brasileira estão interrompendo as aulas ou optando por oferecê-las on-line.  A reportagem mapeou a situação nos estados e capitais.
          Antes da suspensão das aulas, cerca de 3 milhões de alunos da rede estadual participaram, entre os dias 2 e 6 de março, de atividades de conscientização sobre o novo coronavírus.
                                                                             Fonte: Jornal Joca edição 145 março de 2020
                         
25/03/2020

a)    Escolha uma reportagem do Jornal Joca que você leu e escreva uma carta do leitor no caderno seguindo o roteiro abaixo.


Formato Carta do leitor

Título

Geralmente relacionado sobre o título da matéria que você vai falar
Introdução
Motivo pelo qual você está escrevendo
Desenvolvimento
O que você pensou sobre a matéria, comentários, opiniões, críticas, elogios, correções de informações e etc.
Conclusão
Seus agradecimentos ao meio de comunicação, o que você espera daqui em diante e a despedida.
Conselhos
Adeque a linguagem, seja educado e objetivo. As cartas do leitor geralmente vão ao ponto, sem rodeios. Fale somente o que tem certeza. Use a primeira pessoa.

  

Estrutura Padrão


                                        Fonte: https://pt.slideshare.net/rosangelaluz1/carta-do-leitor-48075775
GRAMÁTICA 25/03/2020

 2-    Nas fichas de uma biblioteca, aparece o sobrenome e depois o nome dos escritores. Ajude a bibliotecária organizar as fichas, escrevendo os sobrenomes em ordem alfabética, seguindo os nomes.


          Jorge Amado               Érico Veríssimo               Ruth Rocha
          Cecília Meireles           Guimarães Rosa             Pedro Bandeira
          Clarice Lispector          Rachel de Queiroz          Machado de Assis
          Manuel Bandeira          Menotti del Picchia         Mario de Andrade


3-    Em que grupos as palavras não estão em ordem alfabética? Marque com um x
     (    ) açúcar – chocolate – mágico – porta
     (    ) cocada – torre – marmelada – escada
     (    ) verde – goiabada – janela – casa

4-    Que mudanças é preciso fazer para colocar em ordem alfabética, em um único grupo, todas as palavras dos três grupos? Mostre, escrevendo abaixo.



5-    Você sabe quantos são os estados brasileiros? E nome deles? A lista vem a seguir, mas você deve organizá-la em ordem alfabética.

  Maranhão – Acre – Santa Catarina – Amazonas – Ceará – Espírito Santo – Bahia – Goiás –  Paraíba – Rio de Janeiro – Mato Grosso – Alagoas – Rio Grande do Norte – Pernambuco –  Minas Gerais – Pará – São Paulo – Amapá – Piauí – Sergipe – Rio Grande do Sul – Paraná –  Rondônia – Roraima – Tocantins – Mato Grosso do Sul

26/03/2020
6-    Há palavras que nos parecem estranhas, pouco representativas do que realmente significam. São palavras que achamos feias, esquisitas ou até engraçadas.

a)    Consulte um dicionário e procure uma palavra que você considere esquisita, feia ou engraçada.
b)    Anote em seu caderno o significado dessa palavra. Se ela tiver mais de uma acepção, anote todas.
c)    Escreva uma frase com essa palavra (em qualquer de suas acepções, se tiver mais de uma).
Capriche, pois você poderá ser chamado para ler sua frase para seus colegas quando voltarmos às aulas.

7-    Ao consultar o dicionário, pesquisamos a palavra Manacá.
1-    Manacá Bot.) Manacá é um nome popular de uma árvore da família das Melastomatáceas, originária do Brasil, que ocorre em áreas da Mata Atlântica e de cerrado. 2- Sm ( angiosperma) árvore com sementes pequenas e flores de coloração branca, rosa ou arroxeada. 3- Pl –Manacás 4- nome científico do Manacá é Tibouchina Stenocarpa
                                                       Dicionário on-line https: www.dicio.com.br

a)    O que significam as abreviaturas Bot / Sm/ Pl / ?
b)    Crie uma frase com acepção 2 da palavra “Manacá”.
                  
Acepção é cada um dos vários sentidos que as palavras ou frases apresentam de acordo com o contexto.

ORTOGRAFIA   27/03/2020
POR QUE/PORQUE


Por que nossas unhas crescem?
          As unhas crescem porque são formadas por células que estão sempre se renovando. As unhas nascem a partir de uma raiz interna, localizada por baixo da cutícula. Ali, novas células estão o tempo todo se desenvolvendo e empurrando as antigas para fora. A parte que vemos e que protege as pontas dos dedos é feita dessas células sem vida e, por isso, não sentimos dor ao cortar as unhas.
                                                                            Revista Recreio, nº448.

Compare as palavras destacadas nas duas frases.
a)    Por que nossas unhas crescem?
b)    As unhas crescem porque são formadas por células que estão sempre se renovando.

Constatamos que:
a)    a frase (a) é uma pergunta:
b)    a frase (b) é uma resposta:
POR QUE  (na pergunta)                       PORQUE  (na resposta)

8-    Escreva para cada pergunta a resposta adequada, usando corretamente por que ou porque.
 a)    _______________ os fotógrafos são os mais indiscretos homens?
 b)    _________________ você faz as suas lições com um lápis?
c)    _______________ os rios são preguiçosos?
d)    __________________ os gatos veem no escuro?
 Respostas
... não saem dos meus leitos.
... estão sempre revelando.
... têm olhos de gato.
... o lápis não pode fazê-las sem você.
 9. Maria Elisa fez uma pergunta para a revista Recreio cuja resposta ela gostaria de saber. Escreva você também uma pergunta, dirigida para uma revista ou um jornalzinho, sobre alguma coisa que você gostaria de saber o porquê
ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SEMANA DE 24 A 27/03/2020
Professora  Berga

Turma 5° A, B, C e D

As atividades deverão ser realizadas nas últimas folhas do caderno utilizado para a disciplina de Língua Portuguesa.

Atividade 1

Converse com seus pais e peça lhes que eles te contem como foi a sua evolução/crescimento, desde o nascimento até a idade de 3 anos:
•          Se você engatinhou;
•          Andou com que idade;
•          Sentou sozinho com quanto tempo.

Atividade 2
Aproveite o tempo em que esta em casa e confeccione/ faça um brinquedo utilizando materiais reciclados. Descrevendo no seu caderno da disciplina de Língua Portuguesa o material utilizado, o passo a passo para a confecção e qual foi o brinquedo que foi feito.

ATIVIDADES DE ARTE SEMANA DE 24 A 27/03/2020


Copie o desenho abaixo e pinte com as cores complementares!


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