Caros
estudantes e caros responsáveis pelos
estudantes dos 5ºs Anos da E. E. Profª
Júlia Amália de Azevedo Antunes”
Todos nós estamos enfrentando uma situação diferenciada, onde devemos permanecer em nossas casas o máximo de tempo possível, evitando o contato social, tudo isso em função de um bem maior.
No
entanto, nossas crianças não podem ficar ociosas e sem conteúdo escolar, dessa
forma, será disponibilizado em nosso blog atividades para serem feitas em casa,
com o auxílio da família.
Aconselhamos
no mínimo uma hora de estudos diários para cada disciplina,
no caso disponibilizaremos, nesse
primeiro momento, atividades de Língua Portuguesa e Matemática. Também serão
disponibilizadas atividades das disciplinas de Educação Física e Arte.
Lembramos
que esta é uma situação diferenciada, por isso, é necessário que as crianças
estudem diariamente e não percam o foco.
As
atividades postadas deverão ser feitas em seus respectivos cadernos, ou seja,
as atividades de matemática deverão ser feitas no caderno de matemática e as
atividades de língua portuguesa, no caderno de língua portuguesa.
O Blog
será atualizado periodicamente, logo os responsáveis devem orientar as crianças
a acessarem diariamente, verificando
novas postagens.
IMPORTANTE!!!!!
Os estudantes devem procurar as postagens referentes ao seu ano, no nosso caso,
as postagens dos 5ºs anos.
Contamos
com a colaboração de todos para superarmos esse grande desafio mundial.
As atividades também serão enviadas aos estudantes por e-mail cadastrado na escola.
As atividades também serão enviadas aos estudantes por e-mail cadastrado na escola.
Atenciosamente,
Professoras Sílvia- 5º.A, Rosângela- 5º.B, Rosane- 5º.C e Regina- 5º.D
Professoras Sílvia- 5º.A, Rosângela- 5º.B, Rosane- 5º.C e Regina- 5º.D
ATIVIDADES
DE MATEMÁTICA - SEMANA DE 23 A 27/03/2020.
·
Aula digital da semana:
Divisão – Parte 1
Acesse o link a seguir para assistir a aula digital dessa semana.
·
Desafio da semana: Jogo: Rapid Math
Esse jogo requer que
o jogador seja ágil na execução dos cálculos das operações fundamentais
(adição, subtração, multiplicação e divisão) de números naturais. O grau de
dificuldade aumenta no decorrer do jogo.
Oba!!!!
Vai começar o game Rapid Math e se você é bom na matemática, não poderá ficar
de fora deste desafio. Portanto se concentre, pois aparecerão cálculos
matemáticos nas mais diversas funções, sendo adição, subtração, divisão ou
multiplicação. Assim que o cálculo for dado, você deverá mostrar a sua resposta
com muita rapidez, já que o tempo corre sem parar e se errar muitas vezes,
voltará para o início do desafio.
Anote a maior pontuação que
você conseguir na semana no caderno de Matemática. Ah, não se esqueça de
colocar a data!!!!
LEMBRE-SE: ESSAS ATIVIDADES DEVEM SER COPIADAS E FEITAS NO CADERNO
DE MATEMÁTICA!!!!!!!!
Ø Dia 24/03/2019
REVISÃO
- OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS: SOMA
1) REALIZE
AS SOMAS ABAIXO:
A
|
3
|
7
|
5
|
B
|
5
|
7
|
2
|
0
|
C
|
4
|
6
|
1
|
D
|
3
|
8
|
2
|
9
|
|||||||||||||
+
|
2
|
4
|
9
|
+
|
3
|
0
|
9
|
6
|
+
|
7
|
5
|
8
|
+
|
6
|
4
|
5
|
4
|
|||||||||||||
1
|
5
|
8
|
5
|
6
|
5
|
6
|
||||||||||||||||||||||||
D
|
8
|
3
|
6
|
E
|
3
|
2
|
7
|
6
|
9
|
F
|
5
|
2
|
1
|
H
|
7
|
4
|
2
|
5
|
||||||||||||
+
|
5
|
9
|
4
|
+
|
1
|
6
|
3
|
0
|
+
|
1
|
7
|
6
|
+
|
5
|
0
|
9
|
7
|
|||||||||||||
2
|
1
|
0
|
9
|
9
|
2
|
1
|
0
|
|||||||||||||||||||||||
2) COMPLETE
AS ADIÇÕES ABAIXO COM OS NÚMEROS QUE FALTAM:
A
|
7
|
B
|
4
|
5
|
||||||||||
+
|
2
|
3
|
6
|
5
|
+
|
2
|
1
|
2
|
||||||
7
|
7
|
7
|
7
|
7
|
6
|
7
|
7
|
|||||||
C
|
8
|
7
|
3
|
9
|
6
|
D
|
3
|
4
|
||||||
+
|
8
|
5
|
+
|
1
|
0
|
|||||||||
8
|
2
|
5
|
1
|
5
|
7
|
9
|
6
|
REVISÃO:
OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS: SUBTRAÇÃO
A
SUBTRAÇÃO DE DOIS NÚMEROS NATURAIS RESULTA EM UM NÚMERO NATURAL.
EX.: 5 - 3 = 2
QUANDO VAMOS EFETUAR UMA
SUBTRAÇÃO É NECESSÁRIO QUE SIGAMOS A ORDEM DOS NÚMEROS, POIS ESTA MUDANÇA
ACARRETA UM RESULTADO DIFERENTE, OU SEJA, NUMA SUBTRAÇÃO, O NÚMERO MAIOR SEMPRE
VEM PRIMEIRO.
PARA
VERIFICAR SE OS RESULTADOS DAS SUBTRAÇÕES, TIRAMOS A PROVA REAL, PEGANDO O RESULTADO E SOMANDO AO NÚMERO MENOR
DA OPERAÇÃO OU PEGANDO O NÚMERO MAIOR DA OPERAÇÃO E SUBTRAIR O RESULTADO.
EX.: 13 - 10 = 3
PROVA REAL:
- SOMAR O RESULTADO AO NÚMERO MENOR DA
OPERAÇÃO 3 + 10 = 13
- PEGAR O NÚMERO MAIOR DA OPERAÇÃO E
TIRAR O RESULTADO 13 – 3 = 10
1) REALIZE
AS SUBTRAÇÕES ABAIXO:
A
|
8
|
7
|
9
|
3
|
B
|
5
|
2
|
3
|
2
|
C
|
3
|
8
|
6
|
7
|
4
|
D
|
8
|
2
|
0
|
0
|
0
|
|||||||||
-
|
7
|
2
|
1
|
4
|
-
|
1
|
6
|
3
|
5
|
-
|
2
|
9
|
2
|
1
|
8
|
-
|
8
|
7
|
2
|
|||||||||||
E
|
9
|
6
|
3
|
2
|
F
|
1
|
5
|
9
|
3
|
9
|
G
|
3
|
7
|
2
|
8
|
H
|
4
|
5
|
0
|
0
|
||||||||||
-
|
3
|
2
|
1
|
7
|
-
|
7
|
8
|
4
|
5
|
-
|
1
|
4
|
0
|
3
|
-
|
9
|
3
|
0
|
||||||||||||
1) RESOLVA
AS CONTAS ABAIXO E TIRE A PROVA REAL, PARA CONSULTAR OS RESULTADOS. VEJA O
EXEMPLO:
A)
763
- 242 =
763
PROVA REAL: 521
-242 + 242
521
763
B)
476 - 232 =
|
C)
979 - 261 =
|
D)
369 - 136 =
|
E)
978 – 523 =
|
2) OS
PROFESSORES E AS TURMAS DOS QUINTOS ANOS PARTICIPARÁ DE UMA EXCURSÃO CULTURAL.
SÃO 185 ALUNOS E 11 PROFESSORES, QUE IRÃO EM 7 ÔNIBUS ALUGADOS. QUANTAS PESSOAS
VIAJARÃO EM CADA ÔNIBUS, SABENDO-SE QUE EM CADA ÔNIBUS DEVEM IR O MESMO NÚMERO
DE PESSOAS?
Ø Dia 25/03/2019
REVISÃO: OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS: MULTIPLICAÇÃO
1)
Resolva as multiplicações abaixo:
A)
32 x 3 =
B)
64 x 7 =
C)
25 x 8 =
D)
75 x 24 =
E)
67 x 42 =
F) 35 x
54 =
2)
Uma escola comprou 87 caixas de suco a R$ 4,00
cada. Quanto a escola gastou?
3)
Em uma caixa de tintas contém 6 potinhos.
Quantos potinhos terão em 37 caixas?
4) Em uma
campanha para ajudar famílias desabrigadas conseguiram arrecadar 1235 quilos de
arroz, 2003 quilos de açúcar e 398 quilos de feijão. Quantos quilos de
alimentos foram arrecadados?
5) Em uma
escola estudam 2536 alunos no período da manhã, 2406 no período da tarde e 1467
no período da noite. Quantos alunos estudam na escola?
Ø Dia 26/03/2019
REVISÃO: OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS: DIVISÃO
1)
Efetue
as divisões
a)
72÷6=
b)
357÷7=
c)
672÷6=
d)
348÷3=
e)
810÷3=
2) Em uma
granja, foram distribuídos 288 ovos em 12 caixas iguais. Quantos ovos foram
colocados em cada caixa?
3) Maria
distribuiu 126 brigadeiros em 9 bandejas iguais. Quantos salgadinhos ela
colocou em cada bandeja?
4) Mariana
tem 680 figurinhas. Ela colocou 20 em cada página do álbum. Quantas páginas tem
seu álbum?
5) Mariana
e Bruno foram encarregados de preparar os sanduíches para o lanche da excursão
da escola. Cada pacote de pão de forma dá para 9 sanduíches. São 27 alunos na
nossa turma e a previsão é que cada um consuma 4 sanduíches. Dê quantos pacotes
de pães de forma Mariana e Bruno vão precisar?
Dia
27/03/2019
RESOLUÇÃO
DE PROBLEMAS
1) O
gerente de uma grande loja de roupas estava fazendo as contas para descobrir
qual foi a venda no último mês. Foram vendidas 429 vestidos, 948 blusas e 325
calças. Quantas roupas foram vendidas?
2) Na
fazenda de dona Maria existe 2430 pés de maga, 345 pés de mexerica e 235 pés de
acerola. Quantos pés de fruta têm na fazenda de dona Maria?
3) No
jogo da final do brasileirão, havia 32529 pessoas na arquibancada, 10533
pessoas nas numeradas e 4980 nas cativas. Quantas pessoas assistiram ao jogo?
4)
Efetue as divisões:
ATIVIDADES DE LÍNGUA
PORTUGUESA SEMANA DE 24 A 27/03/2020
24/03/2020
1-
Desafio da semana: Assistam ao vídeo e leiam as reportagens do
Jornal Joca.
Novo coronavírus provoca suspensão de aulas
pelo Brasil
Para evitar o contágio, várias escolas e universidades da rede pública e
privada brasileira estão interrompendo as aulas ou optando por oferecê-las
on-line. A reportagem mapeou a situação
nos estados e capitais.
Antes da suspensão das aulas, cerca de 3 milhões de alunos da rede
estadual participaram, entre os dias 2 e 6 de março, de atividades de
conscientização sobre o novo coronavírus.
Fonte: Jornal Joca edição 145 março de 2020
25/03/2020
a)
Escolha uma
reportagem do Jornal Joca que você leu e escreva uma carta do leitor no caderno
seguindo o roteiro abaixo.
Formato Carta do leitor
Título
|
Geralmente
relacionado sobre o título da matéria que você vai falar
|
Introdução
|
Motivo pelo
qual você está escrevendo
|
Desenvolvimento
|
O que você pensou sobre a matéria,
comentários, opiniões, críticas, elogios, correções de informações e etc.
|
Conclusão
|
Seus agradecimentos ao meio de comunicação,
o que você espera daqui em diante e a despedida.
|
Conselhos
|
Adeque a linguagem, seja educado e
objetivo. As cartas do leitor geralmente vão ao ponto, sem rodeios. Fale
somente o que tem certeza. Use a primeira pessoa.
|
GRAMÁTICA
25/03/2020
2- Nas
fichas de uma biblioteca, aparece o sobrenome e depois o nome dos escritores.
Ajude a bibliotecária organizar as fichas, escrevendo os sobrenomes em ordem
alfabética, seguindo os nomes.
Jorge Amado Érico Veríssimo Ruth Rocha
Cecília Meireles Guimarães Rosa Pedro Bandeira
Clarice Lispector Rachel de Queiroz Machado de Assis
Manuel Bandeira Menotti del Picchia Mario de Andrade
|
3- Em que
grupos as palavras não estão em ordem alfabética? Marque com um x
( ) açúcar – chocolate – mágico – porta
( ) cocada – torre – marmelada – escada
( ) verde – goiabada – janela – casa
4- Que
mudanças é preciso fazer para colocar em ordem alfabética, em um único grupo,
todas as palavras dos três grupos? Mostre, escrevendo abaixo.
5- Você
sabe quantos são os estados brasileiros? E nome deles? A lista vem a seguir,
mas você deve organizá-la em ordem alfabética.
Maranhão – Acre – Santa Catarina – Amazonas
– Ceará – Espírito Santo – Bahia – Goiás – Paraíba – Rio de Janeiro – Mato Grosso –
Alagoas – Rio Grande do Norte – Pernambuco – Minas Gerais – Pará – São Paulo – Amapá –
Piauí – Sergipe – Rio Grande do Sul – Paraná – Rondônia – Roraima – Tocantins – Mato
Grosso do Sul
|
26/03/2020
6- Há
palavras que nos parecem estranhas, pouco representativas do que realmente
significam. São palavras que achamos feias, esquisitas ou até engraçadas.
a) Consulte
um dicionário e procure uma palavra que você considere esquisita, feia ou
engraçada.
b) Anote
em seu caderno o significado dessa palavra. Se ela tiver mais de uma acepção,
anote todas.
c) Escreva
uma frase com essa palavra (em qualquer de suas acepções, se tiver mais de
uma).
Capriche, pois você poderá ser chamado para ler sua frase
para seus colegas quando voltarmos às aulas.
7- Ao
consultar o dicionário, pesquisamos a palavra Manacá.
1- Manacá Bot.)
Manacá é um nome popular de uma árvore da família das Melastomatáceas,
originária do Brasil, que ocorre em áreas da Mata Atlântica e de cerrado. 2- Sm
( angiosperma) árvore com sementes pequenas e flores de coloração branca,
rosa ou arroxeada. 3- Pl –Manacás 4- nome científico do Manacá é Tibouchina Stenocarpa
Dicionário on-line https: www.dicio.com.br
a)
O que significam as
abreviaturas Bot / Sm/ Pl / ?
b)
Crie uma frase com acepção
2 da palavra “Manacá”.
Acepção é cada um dos vários sentidos que as palavras
ou frases apresentam de acordo com o contexto.
|
ORTOGRAFIA 27/03/2020
POR QUE/PORQUE
Por
que nossas unhas crescem?
As unhas crescem porque
são formadas por células que estão sempre se renovando. As unhas nascem a
partir de uma raiz interna, localizada por baixo da cutícula. Ali, novas
células estão o tempo todo se desenvolvendo e empurrando as antigas para
fora. A parte que vemos e que protege as pontas dos dedos é feita dessas
células sem vida e, por isso, não sentimos dor ao cortar as unhas.
Revista Recreio, nº448.
|
Compare as palavras destacadas nas duas frases.
a)
Por que nossas
unhas crescem?
b)
As unhas crescem porque são formadas por células que estão sempre se renovando.
Constatamos que:
a)
a frase (a) é uma pergunta:
b)
a frase (b) é uma resposta:
POR QUE (na
pergunta) PORQUE (na resposta)
8-
Escreva para cada pergunta a resposta
adequada, usando corretamente por que ou porque.
c)
_______________ os rios são preguiçosos?
d)
__________________ os gatos veem no escuro?
... não saem dos meus leitos.
... estão sempre revelando.
... têm olhos de gato.
... o lápis não pode fazê-las sem você.
ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SEMANA DE 24 A 27/03/2020
Professora Berga
Turma
5° A, B, C e D
As
atividades deverão ser realizadas nas últimas folhas do caderno utilizado para
a disciplina de Língua Portuguesa.
Atividade
1
Converse
com seus pais e peça lhes que eles te contem como foi a sua
evolução/crescimento, desde o nascimento até a idade de 3 anos:
• Se você engatinhou;
• Andou com que idade;
• Sentou sozinho com quanto tempo.
Atividade
2
Aproveite
o tempo em que esta em casa e confeccione/ faça um brinquedo utilizando
materiais reciclados. Descrevendo no seu caderno da disciplina de Língua
Portuguesa o material utilizado, o passo a passo para a confecção e qual foi o
brinquedo que foi feito.
ATIVIDADES DE ARTE SEMANA DE 24 A 27/03/2020
Copie o
desenho abaixo e pinte com as cores complementares!
Consegui achar o conteúdo!! Muito obrigada!
ResponderExcluirQue bom! Qualquer outra dúvida, entre em contato. Obrigada.
ResponderExcluir