terça-feira, 24 de março de 2020

AOS RESPONSÁVEIS E ALUNOS DOS 4ºS. ANOS

BOM DIA!

Mesmo neste momento difícil, não devemos nos esquecer de que o estudo é fundamental.

As atividades postadas aqui são exclusivas para os alunos dos 4ºs. anos e devem ser feitas conforme orientação que seguirá junto com as mesmas.

É muito importante criar uma nova rotina, realizar as tarefas com a atenção e concentração necessárias para que o desenvolvimento e aprendizado continuem, mesmo em casa.

Também serão enviadas atividades referentes à Arte (profª. Elaine) e Educação Física (profª. Berga).

Ressalto, que as mesmas atividades serão enviadas para o e-mail de cada um.

Outras postagens serão feitas posteriormente. Por isso, fiquem atentos.

Bons estudos!
Profªs. Elisabete / Elisa / Silene / Aurora.



ORIENTAÇÕES PARA OS ALUNOS DOS 4ºS ANOS


Olá alunos e alunas!

Mesmo neste momento, no qual precisamos estar longe da escola e do convívio social para nossa própria segurança e saúde, não devemos nos esquecer de algo muito importante: a educação escolar!

Pensando nisso, elaboramos algumas atividades para que vocês se mantenham ativos nos estudos.

Seus responsáveis devem acompanhar e orientar esse momento, garantindo o local adequado e uma rotina diária.

·       Todas as atividades deverão ser realizadas nos respectivos cadernos. Somente os textos não precisam ser copiados. Copie apenas as perguntas para que o caderno fique melhor organizado.
·       Para um bom aproveitamento, dê preferência por realizá-las nas datas propostas. Sempre uma atividade de Português e outra de Matemática.
·       Inicie a atividade com o cabeçalho, como se estivesse na escola.
·       Você será capaz de realizar todas as atividades com autonomia (sozinho/a), mas caso sinta necessidade converse com seu responsável.

Mantenha-se ligado no blog e na página do Facebook da escola. As atividades também serão enviadas no e-mail cadastrado na escola. Novas informações, orientações e atividades podem ser postadas a qualquer momento.

Além das atividades propostas, procure fazer coisas que lhe agradem, mas que estimulem seu pensamento, raciocínio, desenvolva habilidades variadas e faça você aprender sempre.


ATIVIDADES QUE DEVERÃO SER REALIZADAS PELOS 4º. ANOS

PORTUGUÊS

24/03/2020

1.      Leia o texto abaixo e responda as questões.

15/03/20
Mamãe,
Fui ao cinema com a Mariana.
Depois vamos lanchar e comprar o presente de aniversário da vovó.
Não me espere para jantar.
Beijos, Taís.
  1. Qual é o gênero (tipo) deste texto?
  2. Quem é o remetente?
  3. Qual o assunto principal do texto?
  4. Quem é o destinatário?

25/03/2020

Leia o texto “A onça e o macaco” e responda:

A onça e o macaco

A onça tinha um desejo: pegar o macaco.
Por isso, imaginou um plano para realizar seu sonho.
O que será que ela fez?
Um dia, a onça teve uma ideia:
- Vou me fingir de morta e aí então...
Num instante, se espalhou a notícia da morte da onça.
Todos os bichos vieram ver a onça de canela esticada: o cavalo, a capivara, a cabra, o coelho, todos que vocês se lembrarem. Não faltou nenhum.
O macaco foi o último a chegar.
Espiou da porta e, sem entrar, disse assim:
- Coitada da onça! Tão jovem e já defunta. Por falar nisso, ela já espirrou?
O bode respondeu:
- Ainda não.
- Pois minha avó quando morreu deu três espirros – explicou o macaco.
Ouvindo isto, a onça, sem demora, espirrou:
- Atchim! Atchim! Atchim!
O macaco deu uma gargalhada:
- Onde já se viu defunto espirrar?
Foi um corre-corre, afasta-afasta, um espalha-pêlo, espalha-pena, que todos começaram a espirrar também:
- Atchim! Atchim! Atchim!
E o macaco, do alto da jaqueira, gritou:
- Saúde!
Acharam tão engraçado, que a confusão acabou em brincadeira e cada qual saiu por aí contando a história à sua maneira:
- Foi assim... Foi assim...
Pois é, minha gente, só que dessa vez a onça não pegou o macaco.
Conto popular
     
Questões:

a)     Qual foi a intenção da onça ao fingir-se de morta?
b)     O macaco perguntou se a onça já havia espirrado. Em sua opinião, por que ele fez isso?
c)      Quem disse “Coitada da onça! Tão jovem e já defunta!”?
d)     Por que os animais correram ao ouvir o espirro da onça?
e)     O espirro da onça demonstrou que:
(     ) ela estava conseguindo enganar o macaco.
(     ) o macaco estava conseguindo enganá-la.
(     ) ela era alérgica à macaco.

26/03/2020

Leia a piada e complete com os sinais de pontuação adequados (. , : – ? !).

“Juquinha vai com o amigo ao médico que lhe pergunta(    )
(    )O que querem(    )
(    )Doutor(    )engoli uma bolinha de gude - diz Juquinha(    )
(    )E o seu amigo(    )
(    )Está só esperando(    ) A bolinha é dele(    )”

27/03/2020

Localize no texto “O pastorzinho mentiroso” os erros ortográficos e reescreva-o fazendo as alterações necessárias.
O Pastorzinho Mentiroso

Um pastor cuidava de seu rebanho perto de um povoado. Ele gostava de memtir de ves em quando e gritando:
– Socorro! Um lobo vai comer minhas ovelhas. Socoro!
Os visinhos largavam o trabalio e saíam correndo para ajudar. Encontravan o menino dando risadas.
Um dia, apareceu um lobo de verdade. O pastor gritou dezesperado, mas os vizinhos axaram que era mentira e nem deram atensão.
Nese dia, o lobo acabou com o rebanho do pastorzinho.
(Fábula de Esopo – texto adaptado)

30/03/2020

Leia atentamente o texto.
O CURUPIRA

            Dentro da floresta, num rio sinuoso, uma canoa segue com seus passageiros: são pescadores, caçadores ou simples viajantes. Os únicos sons que se ouvem são os dos remos batendo nas águas e o alegre canto dos passarinhos.
            De repente, ouvem-se pancadas que parecem vir de longe. É o Curupira testando se as árvores resistirão à tempestade e avisando aos habitantes da floresta sobre a tormenta que se aproxima.
Diz a lenda, que o Curupira vive nas florestas e é o protetor das árvores e dos animais.
Segundo a crença popular, ele se parece com um menino, tem o corpo coberto de pêlos, cabelos arrepiados e cor de fogo, olhos vermelhos, unhas azuis e os pés voltados para trás.
Ao entrar na mata evite fazer fogueiras para não causar incêndios e não maltrate os animais. O Curupira está sempre atento para defender a floresta e seus habitantes.
Ele não perdoa aqueles que matam animais indefesos ou as fêmeas prenhas. Sua punição é sempre severa.
            Para defender a natureza, ao perceber caçadores ou devastadores da mata, o Curupira prepara armadilhas, ataca seus inimigos e os castiga de diversas maneiras: deixando como rastros seus pés ao contrário, enganando os caçadores, fazendo com que se percam na floresta ou os engana parecendo ser uma caça.
(Folclore popular)

Agora responda as perguntas abaixo.

a)     Quem são os passageiros da canoa que navega pelo rio?
b)     Quais são os únicos sons que se ouvem durante a viagem da canoa?
c)      De acordo com o texto, como é o Curupira?
d)     Por que o Curupira dá pancadas nas árvores?
e)     Para quem o Curupira reserva castigos terríveis?
f)   Ilustre a lenda. Use sua criatividade.

Pesquise com sua família (pais, tios, avós) três lendas conhecidas por eles. Anote os títulos e ilustre uma delas.

MATEMÁTICA

24/03/2020

Calcular o resultado das operações abaixo.
235 + 187 =
48 + 926 =
655 + 245 =
396 + 38 =
356 – 124 =
918 – 293 =
305 – 37 =
781 – 299 =

25/03/2020

Resolver as situações-problema conforme as orientações já dadas em sala de aula.

a)  Na fazenda do Sr. Ailton há 444 cavalos e 1.600 bois. Ele comprou mais 58 bois. Quantos animais há na fazenda agora?
b)  Bruno recebeu uma mesada de R$50,00. Seu avô lhe deu mais R$25,00 e seu pai mais R$10,00. Com quantos reais ele ficou?
c)    Na papelaria havia 956 canetas. Foram vendidas 579. Quantas restaram?
d)   Num cinema há 350 lugares e 175 estão ocupados. Quantos lugares estão vagos?
e)   Camila tinha R$ 286,00. Gastou R$ 158,00. Com quanto ficou?

26/03/2020

Sequência numérica de 750 a 799.

27/03/2020

Decomponha os números, seguindo o modelo: 595 = 500 + 90 + 5

1.235 – 729 – 230 – 1.037 – 904

30/03/2020

Escreva, por extenso, os seguintes números.
                            1.153 – 747 – 159 – 1.021 – 998




ATIVIDADES DE ARTE

PROFESSORA ELAINE
TURMAS DO 4º ANO: A, B, C E D.

Copie o desenho abaixo em qualquer folha que tiver em casa.


Roteiro de atividade - Conhecendo os gatos

As atividades podem ser feitas em qualquer folha. Caso não tenha como imprimir, copie o desenho do seu jeito.

Copia as perguntas e responda:

1. Características do animal:
2. Lugares que habitam:
3. Alimentação:
4. Faça um desenho de um gato e pinte inspirando-se na obra de Romero Britto.



ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSORA BERGA
TURMAS DO 4º ANO: A, B, C E D.

ORIENTAÇÕES GERAIS:

·       Separar as 10 últimas folhas do caderno de Língua Portuguesa para a realização das atividades de Educação Física.
·       Sempre iniciar a atividade com a data.

ATIVIDADE 1

Converse com seus pais e peça-lhes que contem como foi a sua evolução/crescimento, desde o nascimento até a idade de 3 anos.

•   Se você engatinhou. Quando e por quanto tempo?
•   Andou com que idade?
•   Sentou sozinho. Quando?

ATIVIDADE 2

Aproveite o tempo em que está em casa e confeccione/faça um brinquedo utilizando materiais reciclados. Em seu caderno de Língua Portuguesa, escreva o nome do brinquedo e descreva quais foram os materiais utilizados e o passo a passo da confecção.





Nenhum comentário:

Postar um comentário