PORTUGUÊS
1) Leia o texto abaixo com
muita atenção:
A aposta
Amélia é
uma velhinha muito ativa e trabalhadeira. Um dia ela entrou no ônibus
carregando uma cesta. O cobrador ouviu um barulho e perguntou-lhe:
– A senhora
está levando uma galinha na cesta?
Amélia
pensou, pensou e respondeu:
– Hummm...
Galinha? Não... Não há galinha nenhuma na cesta.
O cobrador
insistiu tanto que Amélia resolveu fazer uma aposta:
– Senhor
cobrador, se for galinha, eu desço agora do ônibus... Se não for, eu viajo de
graça.
– Muito
bem! - disse o cobrador confiante. – Concordo!
Amélia,
então, levantou a tampa da cesta e um galo de crista bem vermelhinha cantou
satisfeito: – Cocorocó!...
– Viu só?
Eu não disse que não era galinha?!
O cobrador
riu e deixou a velhinha viajar de graça.
Luciana M.
M. Passos. Adaptação de conto popular.
1) Responda:
a)
Qual é o nome do personagem principal?
b)
Qual é a profissão do outro personagem?
c)
Quantos parágrafos há neste texto?
2) Reescreva as frases e
substitua as palavras em destaque por sinônimos (palavras diferentes que
possuem o mesmo sentido) tirados do texto:
a)
A velhinha é esperta.
b)
O cobrador teimou.
c)
– Muito bem! – disse o cobrador seguro.
3) Escreva o antônimo (palavras
diferentes que possuem sentido contrário) das palavras abaixo:
a)
barulho:
b)
desço:
c)
satisfeito:
d)
concordo:
4) Escreva as frases no plural
(forma de escrita quando nos referimos a mais de um objeto):
a)
A criança brinca com seu brinquedo de plástico.
b)
O menino quebrou a vidraça azul de seu Joaquim.
c)
A molecada joga bola na quadra do colégio.
5) Faça a concordância
necessária entre o verbo “gostar” (tempo verbal) e o pronome pessoal (de quem
fala a frase).
Eu gosto de
passear.
Ele ____________________________.
Nós ___________________________.
Eles ___________________________.
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS
CORONAVÍRUS: O QUE SABEMOS E O QUE ESPERAR DA NOVA INFECÇÃO
RESPIRATÓRIA
Por Diogo Sponchiato,
André Biernath
Publicado em 24 jan 2020,
14h41.
Um novo vírus que ataca o
sistema respiratório e se espalhou a partir da região de Wuhan, na China,
preocupa o planeta. Ele pertence à família dos coronavírus, um grupo que reúne
desde agentes infecciosos que provocam sintomas de resfriado até outros com
manifestações mais graves, como os causadores da Sars (sigla em inglês para
Síndrome Respiratória Aguda Grave) e da Mers (Síndrome Respiratória do Oriente
Médio).
“Falamos de uma ampla
família de vírus, que acometem praticamente todas as espécies, de répteis a
mamíferos”, contextualiza o infectologista Celso Granato, do Fleury Medicina e
Saúde. De acordo com as investigações ainda em andamento, o novo coronavírus,
que afeta mais de 2.700 pessoas e matou pelo menos 80 até o momento, pode ter
origem em serpentes ou morcegos — inclusive se especula que a ingestão de um
desses animais teria originado o surto. Apesar de um estudo chinês ter
encontrado uma relação do novo coronavírus com cobras, não existe consenso
entre os cientistas sobre a origem da doença. Muitos apostam que outro animal
possa estar envolvido com o início do problema na China.
O fato é que coronavírus
diferentes podem sofrer mutações e se recombinar, dando origem a agentes
inéditos. Pulando entre espécies animais (os hospedeiros), eles eventualmente
chegam aos seres humanos. “É um processo que tem semelhanças com o que acontece
na gripe. Na gripe suína, um porco pegou o vírus de aves e, na recombinação de vírus
diferentes dentro do animal, surgiu um H1N1 que conseguiu passar para os seres
humanos“, explica Granato.
Tudo leva a crer que o
novo coronavírus tenha sido originalmente transmitido para o ser humano de um
animal e ainda em esteja em processo de evolução e adaptação. “Embora a
transmissão de uma pessoa para outra já tenha sido detectada, até agora não
está clara a importância da transmissão interhumana”, diz a infectologista
Lígia Pierrotti, do laboratório Delboni Auriemo.
Seguindo o padrão dos coronavírus,
e a perspectiva de o agente aperfeiçoar sua propagação entre os humanos,
existem algumas vias principais de transmissão. De acordo com o pneumologista
Elie Fiss, professor titular da Faculdade de Medicina do ABC, os coronavírus
normalmente são transmitidos pelo ar, por meio de tosse ou espirro, contato
pessoal próximo ou com objetos e superfícies contaminadas.
Pesquisadores e
autoridades de saúde estão mobilizados em entender melhor o comportamento desse
agente infeccioso e evitar sua disseminação geral. No entanto, a Organização
Mundial da Saúde (ainda) não decretou uma emergência global. Mesmo assim, o
Brasil e outras nações deram início a um plano de vigilância e contenção de
casos suspeitos — por ora não há episódios confirmados por aqui.
O número de vítimas na
China fez soar o alerta, sobretudo para o risco de pneumonia e insuficiência
respiratória em pessoas mais velhas e que já tenham outras doenças. “O novo
coronavírus causa, em geral, sintomas respiratórios mais leves que os da Sars e
da Mers e os sinais clínicos mais referidos são febre e tosse. Até o momento, a
letalidade também é menor que a associada a Sars e Mers“, relata Lígia. Um
estudo com uma família infectada pelo novo coronavírus sugere que é possível
que ele permaneça no corpo sem manifestar sintomas. Isso dificultaria o
controle, uma vez que esse agente infeccioso poderia ser transmitido por
pessoas aparentemente saudáveis.
Todos os casos da doença têm relação direta
com os territórios chineses acometidos, que inclusive já foram isolados. Por
aqui, episódios suspeitos já são investigados.
A primeira medida de
prevenção é evitar viajar a Wuhan e região, bem como a cidades que possam vir a
alojar surtos. Se inevitável, os médicos Elie Fiss e Celso Granato aconselham
algumas medidas básicas de proteção, que inclusive se aplicam a outros agentes
infecciosos transmitidos pelo ar e por gotículas de saliva:
·
Evite aglomerações e contato
próximo com outras pessoas;
·
Cubra o nariz e a boca com lenço
descartável ao tossir ou espirrar (e descarte o material em local adequado);
·
Lave as mãos a cada duas horas e,
principalmente, após passar por estabelecimentos ou transportes públicos;
·
Procure não tocar olhos, nariz e
boca;
·
Não compartilhe copos, toalhas e
objetos de uso pessoal; e
·
Dependendo do local, compre e use
máscaras que cobrem boca e nariz.
Fonte: https://saude.abril.com.br/medicina/o-que-e-coronavirus/
ATIVIDADES
1)
Qual
é o gênero do texto lido?
(a) Sinopse. (b)
Reportagem. (c) Crônica. (d) Notícia.
2)
O
vírus retratado na notícia lida, ataca qual sistema do corpo humano?
(a) Cardiovascular. (b) Digestório. (c)
Respiratório. (d) Locomotor.
3)
O
coronavírus se espalhou em qual país asiático?
(a) China. (b) Arábia Saudita. (c) Coreia do Sul. (d) Japão.
4)
O que
significam as siglas:
a) Sars:
______________________________________________________________.
b) Mers:
______________________________________________________________.
5)
De
acordo com o infectologista Celso Granato, de quais animais pode ter sido
desenvolvido deste vírus?
6)
Assinale
( V ) para verdadeiro e ( F ) para falso:
( ) Assim como a gripe suína, onde o vírus foi
disseminado através de um hospedeiro (o porco), acredita-se que o coronavírus
também possui a origem semelhante.
( ) A transmissão do vírus de uma pessoa para
outra ainda não foi detectada.
( ) De acordo com o pneumologista Elie Fiss, os
coronavírus normalmente são transmitidos pelo ar, por meio de tosse ou espirro.
( ) Apenas o Brasil e outras nações deram
início a um plano de vigilância e contenção de casos suspeitos.
( ) Todos os casos da doença ocorreram em
diversas regiões do mundo, exceto nos territórios chineses.
7)
Qual
é a principal medida de prevenção?
(a) Não sair de casa.
(b) Comprar e use máscaras que cobrem boca e nariz.
(c) Abortar os hábitos de higiene.
(d) Evitar viajar a Wuhan e região.
PORTUGUÊS
Leia o texto abaixo:
Chapeuzinho
Amarelo
“Era a Chapeuzinho Amarelo.
Amarelada de medo.
Tinha medo de tudo, aquela Chapeuzinho.
Já não ria.
Em festa, não aparecia.
Não subia escada, nem descia.
Não estava resfriada, mas tossia.
Ouvia conto de fada, e estremecia.
Não brincava mais de nada, nem de amarelinha.
Tinha medo de trovão.
Minhoca, pra ela, era cobra.
E nunca apanhava sol, porque tinha medo da sombra.
Não ia pra fora pra não se sujar.
Não tomava sopa pra não ensopar.
Não tomava banho pra não descolar.
Não falava nada pra não engasgar.
Não ficava em pé com medo de cair.
Então vivia parada, deitada, mas sem dormir, com medo
de pesadelo.
Era a Chapeuzinho Amarelo…
(...)
Chico Buarque
Estudando o texto:
1) Quem é o autor da
história?
[ ] Rita Azevedo [ ] Carlos Holanda [ ] Chapeuzinho [ ] Chico Buarque
2) Marque as opções de
acordo com as coisas de que chapeuzinho tinha medo:
[ ] conto de fada
[ ] trovão [ ] rir [ ] pesadelo [ ] escada [ ]
chorar [ ] escrever [ ] palhaço
3)
De que fala o texto?
[
] Fala de músicas [ ] Fala de coragem [
] Fala de crianças [ ] Fala de
medo
4)
Qual é o título do texto?
[ ] Amarelinha [ ] Medo [ ] Chapeuzinho Vermelho [ ] Chapeuzinho Amarelo
5) Por
que o poema chama a personagem de Chapeuzinho Amarelo?
6) Numere
as frases na ordem em que aparecem no texto.
[ ] Não ia pra fora
pra não se sujar.
[ ] Não ficava em
pé com medo de cair.
[ ] Não tomava sopa
pra não ensopar.
[ ] Não tomava
banho pra não descolar.
7) Marque (V) para
VERDADEIRO e (F) para FALSO:
• Sobre
a história da “Chapeuzinho Vermelho”:
( ) O lobo come a vovó da Chapeuzinho.
( ) A Chapeuzinho sonhava com o lobo?
( )
Chapeuzinho vai levar picolés à vovó?
( )
Chapeuzinho encontrou com o lobo a caminho da casa da vovó.
( ) O lobo é muito sabido.
( ) O lobo se disfarçou de vovó da Chapeuzinho.
( ) A
vovó foi resgatada pelo Corpo de Bombeiro.
( )
Chapeuzinho era uma menina muito sabida e não tinha medo do lobo.
( ) O lobo insiste com Chapeuzinho que é um
lobo para ela ficar com medo dele.
( ) A
Chapeuzinho é uma menina muito custosa.
• Sobre a história da
“Chapeuzinho Amarelo”:
( )
O maior medo da Chapeuzinho era o lobo.
( )
A Chapeuzinho foi levar doces para sua vovó.
( ) O lobo morava num buraco da França.
( ) Não se sabe como Chapeuzinho encontrou com o
lobo.
( )
A boca do lobo era muito grande.
( ) Assim que Chapeuzinho encontrou o lobo, foi
perdendo o medo.
( ) O lobo gostou de saber que Chapeuzinho não
tinha medo dele.
( )
O lobo da Chapeuzinho acabou se transformando num bolo.
( )
Chapeuzinho deixou de ter medo do lobo depois que encontrou com uma lebre.
( ) A vovó de Chapeuzinho foi engolida pelo lobo.
6) Complete as frases com os sinônimos adequados:
a)
Durante as aulas, as crianças não apareciam
no clubinho.
Não apareciam é o mesmo que
____________________.
b)
O barulho dos trovões estremecia a
vidraça.
Estremecida é o mesmo que
____________________.
c)
Tomei a água tão depressa que até engasguei.
Engasguei é o mesmo que
____________________.
TRABALHANDO
COM ENCONTROS VOCÁLICOS.
Encontro vocálico é o encontro de duas ou mais vogais em uma palavra.
Exemplos: coração, mamãe, herói, loiro,
Paraguai, ciúme e poético.
Classificação do encontro vocálico: ditongo,
hiato e tritongo.
DITONGO -> é o encontro de uma vogal e uma
semi-vogal pronunciadas na mesma sílaba.
Exemplos:
água -> á – gua
espécie -> es – pé – cie
muito -> mui – to
pelotão -> pe - lo – tão
pais -> pais
HIATO -> é o encontro de duas vogais pronunciadas em sílabas
separadas.
Exemplos:
receoso -> re – ce – o – so
triunfo -> tri – un – Fo
poeta -> po – e – ta
país -> pa – is
TRITONGO -> é o encontro de três vogais pronunciadas na mesma
sílaba.
Exemplos:
saguões -> sa – guões
quaisquer -> quais – quer
enxaguou -> en – xa – guou
|
ENCONTRO CONSONANTAL
SUBSTANTIVO AUMENTATIVO E DIMINUTIVO
Depois que encontrar as palavras, monte uma tabela, conforme modelo baixo, organizando as palavras em ordem alfabética.
AUMENTATIVO
|
NORMAL
|
DIMINUTIVO
|






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