segunda-feira, 30 de março de 2020

ATIVIDADES DE MATEMÁTICA 4º. ANO – PERÍODO DE 30/03/20 A 03/04/20

MATEMÁTICA

1)     Calcular o resultado das operações abaixo.

a)     672 – 217 =
b)     682 – 396 =
c)     7 x 796 =
d)     9 x 204 =
e)     5 x 1.283 =
f)      936 : 3 =
g)     123 : 3 =
h)     846 : 4 =


Trabalhando com gráfico.

Observe o gráfico e veja o número de pessoas que compareceram à feira estadual de malhas em Curitiba, durante a semana, e depois responda:



a)   Em que dia houve mais visitantes?
b)  Qual foi o total de visitantes durante a semana?
c)    Quantos visitantes foram a mais no sábado que no domingo?
d)   Qual a diferença entre os totais de sexta-feira e segunda-feira?
e)   Quantas pessoas a mais teriam que ter visitado a feira na quarta-feira para ficar com o mesmo número de pessoas da terça-feira?

f)    Em qual dia a feira recebeu menos visitantes?



SITUAÇÕES-PROBLEMA

1)     Resolver as situações-problema conforme as orientações já dadas em sala de aula.

a)       Na biblioteca da escola chegaram 96 livros novos. Joana tem que distribuir estes livros em 4 prateleiras. Quantos livros ela colocará em cada prateleira?
b)       Em uma papelaria existem 758 canetas. Nesta semana foram vendidas 394. Quantas canetas a papelaria ainda tem à venda?
c)   Carlos tem 978 figurinhas repetidas em sua coleção. Por isso, ele resolveu distribuir igualmente entre seus três amigos. Quantas figurinhas cada um ganhou?
d)       Carla tem R$ 532,00 que sobraram do seu salário. Ela vai gastar R$ 332,00 pagando algumas contas. Com quanto ela ficará?
e)       Em uma caixa cabem 50 maracujás. Seu Joaquim comprou 4 caixas. Quantos maracujás ele comprou?

2)     Escreva os números abaixo em ordem decrescente (do maior para o menor).

a)     1.121, 2.890, 907, 10.144 e 2.895.

b)     15.123, 15.750, 14.256, 15.790 e 14. 132.


3)     Escreva, por extenso, como se lê cada número abaixo.

135 – 635 – 8.344 – 6.721 – 12.089

4)     Escreva os números abaixo em ordem crescente (do menor para o maior).

a)     833, 35, 245, 671 e 81.
b)     901, 1.472, 1.233, 911 e 12.322.



5)     Observe a tabela para responder o que é pedido.



LOJA
ALFA
BETA
GAMA
DELTA
TAMANHO
P
115 reais
120 reais
113 reais
109 reais
TAMANHO
M
121 reais
125 reais
116 reais
113 reais
TAMANHO
G
127 reais
130 reais
119 reais
117 reais



Daniel quer comprar uma camisa oficial da seleção brasileira de futebol. Como os preços variam de uma loja para outra, ele fez uma pesquisa e registrou os preços encontrados numa tabela.

a)     Em qual dessas lojas os preços são maiores?
b)     Em qual são menores?
c)      Na loja onde os preços são menores, Daniel decidiu comprar duas camisas: uma tamanho M, para ele e tamanho G, para seu pai. Ele tinha R$300,00 na carteira. Com quanto dinheiro Daniel ficou depois dessa compra?
d)     Tenho R$500,00 e comprei na loja ALFA duas camisas M e uma camisa G. De quanto foi o meu troco?

e)     Quanto custa 4 camisas, tamanho M, na loja DELTA?



SITUAÇÕES-PROBLEMA: medida de tempo e sistema monetário


1)     Desenhe três relógios e, em cada um, represente as horas e minutos pedidos. No caderno, devem ser do tamanho de 3 linhas para não ficar muito apertado.

a)   2 horas e 30 minutos.
b)   8 horas e 10 minutos.
c)    7 horas e 15 minutos.

2)     Resolver as situações-problema conforme as orientações já dadas em sala de aula.

a)    Em uma escola estudam 375 alunos no período da manhã, 330 no período da tarde e 412 no período da noite. Quantos alunos estudam nesta escola? E quantos há a mais no período da manhã?
b)    Marcelo tinha 59 cards e ganhou outros 67. Quis dividi-las entre ele e seus dois amigos. Com quantos cards cada um ficou?
c)    Rodrigo comprou material escolar gastando R$ 177,00. Para o pagamento deu 4 notas de R$ 50,00. De quanto será o valor de troco a receber?
d) No jogo entre o Vasco e o Atlético Mineiro, havia 7.098 pessoas nas arquibancadas, 1.560 nas cadeiras numeradas e 620 nas cadeiras cativas. Quantas pessoas foram assistir ao jogo?

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