MATEMÁTICA
1) Calcular o resultado das operações abaixo.
a)
672 – 217 =
b)
682 – 396 =
c)
7 x 796 =
d)
9 x 204 =
e)
5 x 1.283 =
f)
936 : 3 =
g)
123 : 3 =
h)
846 : 4 =
Trabalhando com gráfico.
a) Em que dia houve mais visitantes?
b) Qual foi o total de visitantes durante a semana?
c)
Quantos visitantes foram a mais no sábado que no domingo?
d)
Qual a diferença entre os totais de sexta-feira e
segunda-feira?
e)
Quantas pessoas a mais teriam que ter visitado a feira na
quarta-feira para ficar com o mesmo número de pessoas da terça-feira?
f)
Em qual dia a feira recebeu menos visitantes?
SITUAÇÕES-PROBLEMA
1)
Resolver
as situações-problema conforme as orientações já dadas em sala de aula.
a)
Na biblioteca da escola chegaram 96
livros novos. Joana tem que distribuir estes livros em 4 prateleiras. Quantos
livros ela colocará em cada prateleira?
b)
Em uma papelaria existem 758 canetas.
Nesta semana foram vendidas 394. Quantas canetas a papelaria ainda tem à venda?
c) Carlos tem 978
figurinhas repetidas em sua coleção. Por isso, ele resolveu distribuir
igualmente entre seus três amigos. Quantas figurinhas cada um ganhou?
d)
Carla tem R$ 532,00 que sobraram do
seu salário. Ela vai gastar R$ 332,00 pagando algumas contas. Com quanto ela
ficará?
e)
Em uma caixa cabem 50 maracujás. Seu
Joaquim comprou 4 caixas. Quantos maracujás ele comprou?
2)
Escreva
os números abaixo em ordem decrescente (do maior para o menor).
a) 1.121, 2.890, 907, 10.144 e 2.895.
b) 15.123, 15.750, 14.256, 15.790 e 14. 132.
3)
Escreva,
por extenso, como se lê cada número abaixo.
135 – 635 – 8.344 – 6.721 – 12.089
4)
Escreva
os números abaixo em ordem crescente (do menor para o maior).
a)
833,
35, 245, 671 e 81.
b)
901,
1.472, 1.233, 911 e 12.322.
5) Observe a tabela para responder o que é pedido.
LOJA
|
|||||
ALFA
|
BETA
|
GAMA
|
DELTA
|
||
TAMANHO
|
P
|
115 reais
|
120 reais
|
113 reais
|
109 reais
|
TAMANHO
|
M
|
121 reais
|
125 reais
|
116 reais
|
113 reais
|
TAMANHO
|
G
|
127 reais
|
130 reais
|
119 reais
|
117 reais
|
Daniel quer comprar uma camisa oficial da seleção
brasileira de futebol. Como os preços variam de uma loja para outra, ele fez
uma pesquisa e registrou os preços encontrados numa tabela.
a)
Em
qual dessas lojas os preços são maiores?
b)
Em
qual são menores?
c)
Na
loja onde os preços são menores, Daniel decidiu comprar duas camisas: uma
tamanho M, para ele e tamanho G, para seu pai. Ele tinha R$300,00 na carteira.
Com quanto dinheiro Daniel ficou depois dessa compra?
d)
Tenho
R$500,00 e comprei na loja ALFA duas camisas M e uma camisa G. De quanto foi o
meu troco?
e)
Quanto
custa 4 camisas, tamanho M, na loja DELTA?
SITUAÇÕES-PROBLEMA: medida de tempo e sistema monetário
1)
Desenhe
três relógios e, em cada um, represente as horas e minutos pedidos. No caderno,
devem ser do tamanho de 3 linhas para não ficar muito apertado.
a)
2 horas e 30 minutos.
b)
8 horas e 10 minutos.
c)
7 horas e 15 minutos.
2)
Resolver
as situações-problema conforme as orientações já dadas em sala de aula.
a)
Em uma escola estudam 375 alunos no
período da manhã, 330 no período da tarde e 412 no período da noite. Quantos
alunos estudam nesta escola? E quantos há a mais no período da manhã?
b)
Marcelo tinha 59 cards e
ganhou outros 67. Quis dividi-las entre ele e seus dois amigos. Com quantos cards
cada um ficou?
c)
Rodrigo comprou material escolar
gastando R$ 177,00. Para o pagamento deu 4 notas de R$ 50,00. De quanto será o
valor de troco a receber?
d) No jogo entre o Vasco e o Atlético Mineiro,
havia 7.098 pessoas nas arquibancadas, 1.560 nas cadeiras numeradas e 620 nas
cadeiras cativas. Quantas pessoas foram assistir ao jogo?

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