terça-feira, 28 de abril de 2020

ATIVIDADES - SEMANA DE 28 A 30/4/20 5º A, 5º B, 5º C, 5º D

ATIVIDADES - SEMANA DE  28 A 30/4/20
5º A, 5º B, 5º C, 5º D


         Queridos estudantes e responsáveis,

       Dando continuidade aos nossos estudos, recomendamos que:
  • Assistam aos vídeos propostos, façam anotações.
  • Leiam os textos com atenção.
  • Reserve um tempo para a literatura. Ler é sempre bom!
  • Os jogos indicados são uma forma divertida de dar continuidade aos exercícios feitos no caderno. Aproveitem!
  • Tenham uma rotina de estudos. Procurem um lugar tranquilo e adequado para estudarem.
  • Não esqueçam de baixar o aplicativo do Centro de Mídias de São Paulo e acompanhem as atividades propostas. Não esqueça, o horário dos Quintos Anos é das 15h30min às 17h30min

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA SEMANA DE 28 A 01/05/2020

·         Sugestão de leitura: Extraordinário
·         Textos da Autora: Ruth Rocha
·         Sugestão de filme: Extraordinário
·         Sugestão vídeo: Entrevista com a Ruth Rocha link:
               https://www.youtube.com/watch?v=EURMRQQfZWc

  
Texto de humor (28/04/2020)

1-    O texto a seguir foi criado para brincar com o modo de falar de alguns mineiros. Nele, a personagem conta sua experiência ao preparar uma macarronada com galinha. Para entender essa narração, leia-a procurando “ouvir” mentalmente a pronúncia. Em seguida, reescreva-a em seu caderno, utilizando a linguagem formal.



O verdadeiro mineiro

          Sapassado, era sessetembro, taveu na cuzinha tomando um pincumel e cuzinhando um kidicarne pra fazê macarronada cum galinhassada.
          Quaiscaí de susto quanduvi um barui vinde denduforno parecenum tidiguerra.
          A receita mandopô midipipoca denda galinha prassá.
          O forno isquentô, o mistorô e a galinhispludiu!
          Nossinhora! Fiquei branco quinein um lidileite.
          Foi um trem doidimais! Quascaí dendapia!
          Fiquei sensabê doncovim, noncotô, proncovô.
          Ópcevê quilocura!
          Grazadeus ninguem semaxucô!

                                                   www.portaldohumor.com.br/piadas/




Ortografar (29/04/2020)

2-    Escreva cinco palavras que tenham a letra inicial com o mesmo som das letras destacadas nos itens a seguir.

a)    Poço: .........................................................................................................

b)    Carro: ........................................................................................................

c)    Bisavô: ......................................................................................................


3-    Vamos treinar a ortografia!

a)    Indique com um X a opção que completa as palavras do quadro abaixo. Em seguida, reescreva a palavra na última coluna.

Palavras
   h
   nh
 ch
 lh
reescrita
Bo____a






___erança






Bi___o






Gali___a






Rai___a






____oro






___umildade






Ga___o








b)    Preencha o quadro abaixo com palavras que seguem a mesma regra das palavras destacadas na primeira linha.

         chave
           folha
            ninho


















Gramática (30/04/2020)

Relembrando

Palavras antônimas

Releia estes versos do poema “O poço da bruxa”:

Palavras que ficam fracas ou fortes com a força de quem fala.


Você percebeu que as palavras destacadas têm sentido opostos? Veja:

Fracas ----- fortes

As palavras ou expressões de sentidos opostos são chamadas de antônimos.

Os antônimos geralmente formam pares de palavras, porque se referem a dois elementos que se opõem.

Por exemplo:

Fino ------ grosso
Entrar ------ sair
Vida ------ morte
Dentro ------- fora
Sobre ------- sob

   
1-    Leia o texto a seguir, em que foram usados verbos ou expressões verbais que formam pares de antônimos.

Você abriu, feche.
Acedeu. Apague.
Ligou, desligue.
Desarrumou, arrume.
Sujou, limpe.
Está usando algo, trate-o com carinho.
Quebrou, conserte.
Não sabe consertar, chame quem o faça.
Para usar o que não lhe pertence, peça.
Pediu emprestado, devolva.
Não sabe como funciona, não mexa.
É de graça, não desperdice.
Não lhe diz respeito, não se intrometa.
Não sabe fazer melhor, não critique.
Não veio ajudar, não atrapalhe.
Prometeu, cumpra.
Ofendeu, desculpe-se.
Falou, assuma.
Seguindo estes preceitos, viverás melhor.



a)    Agora, liste os pares de antônimos de cada verso, escrevendo os verbos na forma terminada em –r. Por exemplo:

Você abriu, feche.
Abrir – fechar
...............................................................................................................................
...............................................................................................................................
...............................................................................................................................


2-    Reescreva as frases com o antônimo das palavras destacadas.


a)    Vocês me parecem bem!

b)    Nossa, como você tem mau gosto!

c)    Ele não conseguia apertar o parafuso.

d)    Vera tem cabelos lisos.

e)    O Japão é um país do Oriente.

f)     Carla comprou uma fita larga para fazer um cinto.

g)    O jogo de ontem foi cansativo.

h)   As minhas férias passaram muito rápido.

i)     O exercício da aula de ontem era complexo.

j)      A abertura dos jogos Pan- americanos foi muito bonita.


ATIVIDADES DE MATEMÁTICA - SEMANA DE 28 A 01/05/2020
Ø  28/04/2020

·         Sugestão de leitura: O pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry
(Dentro do site, procure pelo título indicado para a leitura de hoje. Lembrando que é um livro um pouco maior, dessa forma,  será a sugestão de leitura para os dias 28, 29 e 30/4/20)
·         Sessão Pipoca: Sugestão de vídeo:  Doutor Infecto | Por Água Abaixo | Especial Coronavírus
Prestigiem, é uma animação brasileira, criação do médico infectologista capixaba Rafael Nunes Malta, que atua em um hospital particular da Grande Vitória (ES) e na equipe de controle de infecção do Hospital São Lucas. Só para lembrar, capixaba é como chamamos as pessoas que nascem no estado do Espírito Santo.

·         Videoaula de revisão: Arredondamento

·         Jogo  1: Arredondamento
Jogo 2:  Redes de formas com três dimensões
Como nas atividades de ontem, nesses dois jogos, caso você erre, será apresentada uma explicação bem interessante. Leia todas as explicações com atenção e sempre tente novamente.

Resolva as atividades a seguir no caderno de Matemática.

1.     Qual a forma geométrica tridimensional que possui quatro faces laterais triangulares?
R:
2.    No carnaval, um baile de carnaval começou as 20:00h com 195 pessoas, às 23:00 saíram 62 pessoas e às 02:00h entraram mais 28 pessoas. Quantas pessoas estavam no início do baile?
3.    Fabrício foi ao mercado e comprou 2 gelatinas por R$ 1,15 cada, dois salgadinhos por R$ 2,80 cada e dois chocolates por R$ 3,50 cada. Ele levou uma nota de R$ 20,00, quanto ele receberá de troco?
4.    Um mercado está fazendo uma promoção em que 5 chocolates saem por R$ 15,00. Maria precisa comprar 15 barras de chocolate, quanto ela irá gastar, se comprar nesta promoção?
5.   Resolva as operações abaixo:
DM
UM
C
D
U
    
UM
C
D
U

UM
C
D
U

DM
UM
C
D
U

1
2
0
3


4
5
6



3
9


6
2
5
3


X
1
4

X

2
8


X
5
7



X

9

























+




+




+



















UM
C
D
U

DM
UM
C
D
U

DM
UM
C
D
U

DM
UM
C
D
U
1
6
4
5

1
0
2
8
6


5
2
1
0

1
1
2
3
2
-
8
9
7

-
8
9
1
7

-
1
6
8
4

-
9
6
0
5























UM
C
D
U

DM
UM
C
D
U

DM
UM
C
D
U

DM
UM
C
D
U
1
2
8
3

1
0
2
8
6


9
4
1
7

5
0
1
8
9
+
6
8
7

+
3
8
5
6

+
1
8
7
7


1
4
6
9

















+

3
8
9













6
7
2
1
2

1
6
2
5
2
5

2
0
3
2
8





































































































6.   Observe o gráfico abaixo e depois responda em seu caderno:

a)   Qual dos países foi mais sustentável nessa análise?
b)   Quantos países possuem pontuação entre 89 e 91?
c)    Organize os nomes dos países em ordem decrescente de pontuação, ou seja, do maior para o menor.

Ø  29/04/2020

·         Sugestão de leitura: O pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry (continuação)


(Dentro do site, procure pelo título indicado para a leitura de hoje. Lembrando que é um livro um pouco maior, dessa forma,  será a sugestão de leitura para os dias 28, 29 e 30/4/20)

·         Videoaula de revisão: Perímetro


Jogo  1: Perímetro


Jogo 2:  Tangram


Resolva as atividades a seguir

1.Como vimos no vídeo, quando você mede o contorno da figura, você está calculando o perímetro da figura. Depois de assistir o vídeo, vamos responder as questões a seguir sobre o cálculo do perímetro de uma figura geométrica.
            Ah, é sempre bom lembrar, lados iguais, tem medidas iguais.




2. Resolva os exercícios abaixo e coloque ( x) na alternativa correta :
a. Calcule o perímetro de um retângulo de 8 cm de comprimento por 5 cm de largura :
(  ) 26 cm
(  ) 25 cm
(  ) 24 cm

  
b. Se eu der 8 voltas ao redor de um terreno retangular de 16 metros de comprimento por 14 metros de largura, eu andarei quantos metros ?

 

(  ) 260 metros
(  ) 480 metros
(  ) 240 metros


3. Vamos recordar a subtração:
a.632 – 573 =
b.3429 – 1202 =
c.954 – 248 =
d.657 – 68 =

4. Leia o belo poema de Vinícius de Moraes:
Fonte: Fonte:http://www0.rio.rj.gov.br/sme/downloads/coordenadoriaEducacao/4caderno/5Ano/5AnoMatAluno4Caderno.pdf


Luíza aprendeu a música acima e não parava mais de cantarolar. Francisco, seu irmão mais velho, não aguentava mais tanta cantoria e resolveu desafiá-la. Ajude-a nesses desafios:

a)    Ontem você descansou um pouco depois do almoço. Você deitou às 14h e levantou às 17h. Quanto tempo você dormiu?

Fonte:http://www0.rio.rj.gov.br/sme/downloads/coordenadoriaEducacao/4caderno/5Ano/5AnoMatAluno4Caderno.pdf

b)    Você entra na escola às 7h30min e sai às 11h30min. Quanto tempo você fica na escola?

c)    Seu xarope deve ser tomado de seis em seis horas. Se você tomou uma dose às 15h20min, qual o horário em que deve tomar a próxima dose?

d)    No convite para uma festa havia o horário de início às 18h30min e do término às 22h. Quanto tempo podia-se ficar nessa festa?

e)    Tia Celina começou a fazer ginástica às 14h10min e fez isso durante 40 minutos. A que horas ela terminou o seu exercício?
  


HISTÓRIA, GEOGRAFIA E CIÊNCIAS– 30/04/20

As atividades devem ser realizadas no caderno de História, Geografia e Ciências.

Ø  Sugestão de leitura: O pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry (continuação)


(Dentro do site, procure pelo título indicado para a leitura de hoje. Lembrando que é um livro um pouco maior, dessa forma,  será a sugestão de leitura para os dias 28, 29 e 30/4/20)

·         Sessão Pipoca: Sugestão de vídeo:  Como a água vira chuva? O show da Luna


Videoaula: Divisão Política do Brasil




·         Jogo  1: Monte o mapa


Jogo 2: Combata o Coronavírus!


Jogo 3: Jogo de trivia: Descobrimento do Brasil


CIÊNCIAS DA NATUREZA - CIÊNCIAS

Leia o texto abaixo e depois responda as questões.

Após ler o texto, responda:

1.    Qual foi o aumento de consumo de água nas últimas décadas?

2.    Quanto gasta uma torneira ligada por 5 minutos?

3.    Quanto desperdiça uma torneira gotejando por 1 dia?

4.    Que outras atitudes você observou que ocasiona o desperdício de água?

CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA

Observe o mapa para responder as questões:

Brasil – Divisão Regional


1.     Estado da Região Centro-Oeste onde está situada a sede do governo brasileiro:

(A) Mato Grosso
(B) Goiás
(C) Tocantins
(D) Mato Grosso do Sul

2.    Das cinco regiões brasileiras, a que ocupa a maior área do Brasil é a :

(A) R. Nordeste
(B) R. Norte
(C) R. Centro-Oeste
(D) R. Sudeste

3.    O maior estado da Região Norte é:
(A) Tocantins
(B) Amapá
(C) Amazonas
(D) Roraima

4.     Região brasileira que possui o maior número de estados:
(A) R. Norte
(B) R. Nordeste
(C) R. Sul
(D) R. Sudeste

5.    O maior estado da Região Sudeste é:
(A) Espírito Santo
(B) Rio de Janeiro
(C) São Paulo
(D) Minas Gerais


CIÊNCIAS HUMANAS – HISTÓRIA

            Leia o texto a seguir, retirado do site http://www.ensinandocomcarinho.com.br, para responder às questões:


1.O assunto do texto é:
(     ) A independência do Brasil
(     ) A Inconfidência Mineira
(    ) O Descobrimento do Brasil

2. Quando o Brasil foi descoberto?
(     )  07 de setembro de 1.500
(     ) 22 de abril de 1.500
(     ) 15 de novembro de 1.500
(     ) 22 de maio de 1.500

3. Quem descobriu o Brasil e como chegaram?

4. Por que o Monte Pascoal recebeu esse nome?
(     ) Por ser alto e de difícil acesso.
(     ) Por causa da vegetação
(     ) Era época de Páscoa Cristã
(     ) Os índios deram esse nome.

ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA - SEMANA DE 27 A 30/4/20

Professora  Berga

Turma 5° A, B, C e D

As atividades deverão ser realizadas nas últimas folhas do caderno utilizado para a disciplina de Língua Portuguesa.

Atividade 1

Assista ao vídeo clicando no endereço abaixo.

https://youtu.be/5XdsbJo7vbA

Após assistir ao vídeo “Sempre em Ação”, faça os exercícios da seguinte maneira:

1 minuto de caminhada (podendo ser em circulo);

Realize os exercícios em 2 séries de 1 minuto com intervalo de 30 segundos para descanso.

Exemplo: Corrida estacionária; faz por 1 minuto e descansa 
30 segundos e repete por mais 1 minuto.

Observação: Não deixe de registrar o número de repetições de cada exercício.

Atividade 2

Trace uma reta no chão usando fita crepe, giz ou com qualquer outro recurso. Escolha um lado, um será o início e o outro o fim.

Primeiro exercício

Abra os braços e ande sobre a linha (fita) até o fim;

Quando chegar no fim da reta volte de costas;

Não se esqueça de abrir os braços e faça essa repetição 5 vezes.

Segundo exercício

Abra os braços e ande sobre a linha (fita);

Coloque um pé a frente e dobre o joelho da perna de trás até que 
encoste no chão, quando chegar no final volte de costas.

Não se esqueça de abrir os braços e faça essa repetição 5 vezes.

Observações

Registre em que local da casa você realizou as atividades.

Que material você utilizou para fazer a reta?

Alguém da sua família também fez essa atividade?

Quem foi?

O que ele (a) achou?


ATIVIDADES DE ARTES - SEMANA DE 27 A 30/4/20









Nenhum comentário:

Postar um comentário