ATIVIDADES - SEMANA DE 28 A 30/4/20
5º A, 5º B, 5º C, 5º D
Queridos estudantes e responsáveis,
Dando continuidade aos nossos estudos, recomendamos que:
- Assistam aos vídeos propostos, façam anotações.
- Leiam os textos com atenção.
- Reserve um tempo para a literatura. Ler é sempre bom!
- Os jogos indicados são uma forma divertida de dar continuidade aos exercícios feitos no caderno. Aproveitem!
- Tenham uma rotina de estudos. Procurem um lugar tranquilo e adequado para estudarem.
- Não esqueçam de baixar o aplicativo do Centro de Mídias de São Paulo e acompanhem as atividades propostas. Não esqueça, o horário dos Quintos Anos é das 15h30min às 17h30min
ATIVIDADES
DE LÍNGUA PORTUGUESA SEMANA DE 28 A 01/05/2020
·
Sugestão de leitura: Extraordinário
·
Textos da Autora: Ruth Rocha
·
Sugestão de filme: Extraordinário
·
Sugestão vídeo: Entrevista com a Ruth Rocha link:
Texto
de humor (28/04/2020)
1-
O texto a seguir foi criado para brincar com
o modo de falar de alguns mineiros. Nele, a personagem conta sua experiência ao
preparar uma macarronada com galinha. Para entender essa narração, leia-a
procurando “ouvir” mentalmente a pronúncia. Em seguida, reescreva-a em seu
caderno, utilizando a linguagem formal.
O
verdadeiro mineiro
Sapassado, era sessetembro, taveu na
cuzinha tomando um pincumel e cuzinhando um kidicarne pra fazê macarronada cum
galinhassada.
Quaiscaí de susto quanduvi um barui
vinde denduforno parecenum tidiguerra.
A receita mandopô midipipoca denda
galinha prassá.
O forno isquentô, o mistorô e a
galinhispludiu!
Nossinhora! Fiquei branco quinein um
lidileite.
Foi um trem doidimais! Quascaí
dendapia!
Fiquei sensabê doncovim, noncotô,
proncovô.
Ópcevê quilocura!
Grazadeus ninguem semaxucô!
Ortografar
(29/04/2020)
2-
Escreva cinco palavras que tenham a letra
inicial com o mesmo som das letras destacadas nos itens a seguir.
a) Poço:
.........................................................................................................
b) Carro: ........................................................................................................
c) Bisavô:
......................................................................................................
3-
Vamos treinar a ortografia!
a) Indique
com um X a opção que completa as palavras do quadro abaixo. Em seguida,
reescreva a palavra na última coluna.
Palavras
|
h
|
nh
|
ch
|
lh
|
reescrita
|
Bo____a
|
|||||
___erança
|
|||||
Bi___o
|
|||||
Gali___a
|
|||||
Rai___a
|
|||||
____oro
|
|||||
___umildade
|
|||||
Ga___o
|
b) Preencha
o quadro abaixo com palavras que seguem a mesma regra das palavras destacadas
na primeira linha.
chave
|
folha
|
ninho
|
Gramática
(30/04/2020)
Relembrando
Palavras antônimas
Releia
estes versos do poema “O poço da bruxa”:
Palavras
que ficam fracas ou fortes com a força de quem fala.
Você
percebeu que as palavras destacadas têm sentido opostos? Veja:
Fracas ----- fortes
As
palavras ou expressões de sentidos opostos são chamadas de antônimos.
Os
antônimos geralmente formam pares de palavras, porque se referem a dois
elementos que se opõem.
Por
exemplo:
Fino ------ grosso
Entrar ------ sair
Vida ------ morte
Dentro ------- fora
Sobre ------- sob
1- Leia
o texto a seguir, em que foram usados verbos ou expressões verbais que formam
pares de antônimos.
Você abriu, feche.
Acedeu. Apague.
Ligou, desligue.
Desarrumou, arrume.
Sujou, limpe.
Está usando algo, trate-o com carinho.
Quebrou, conserte.
Não sabe consertar, chame quem o faça.
Para usar o que não lhe pertence, peça.
Pediu emprestado, devolva.
Não sabe como funciona, não mexa.
É de graça, não desperdice.
Não lhe diz respeito, não se intrometa.
Não sabe fazer melhor, não critique.
Não veio ajudar, não atrapalhe.
Prometeu, cumpra.
Ofendeu, desculpe-se.
Falou, assuma.
Seguindo estes preceitos, viverás melhor.
a) Agora,
liste os pares de antônimos de cada verso, escrevendo os verbos na forma
terminada em –r. Por exemplo:
Você abriu, feche.
Abrir – fechar
...............................................................................................................................
...............................................................................................................................
...............................................................................................................................
2- Reescreva
as frases com o antônimo das palavras destacadas.
a) Vocês
me parecem bem!
b) Nossa,
como você tem mau gosto!
c) Ele
não conseguia apertar o parafuso.
d) Vera
tem cabelos lisos.
e) O
Japão é um país do Oriente.
f) Carla
comprou uma fita larga para fazer um
cinto.
g) O
jogo de ontem foi cansativo.
h) As
minhas férias passaram muito rápido.
i) O
exercício da aula de ontem era complexo.
j) A abertura dos jogos Pan- americanos foi
muito bonita.
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA - SEMANA DE 28 A 01/05/2020
Ø 28/04/2020
·
Sugestão de leitura: O pequeno Príncipe –
Antoine de Saint-Exupéry
(Dentro do site, procure pelo título indicado para a
leitura de hoje. Lembrando que é um livro um pouco maior, dessa forma, será a sugestão de leitura para os dias 28,
29 e 30/4/20)
·
Sessão Pipoca: Sugestão de vídeo: Doutor Infecto | Por Água Abaixo | Especial
Coronavírus
Prestigiem, é uma animação brasileira, criação do
médico infectologista capixaba Rafael Nunes Malta, que atua em um hospital
particular da Grande Vitória (ES) e na equipe de controle de infecção do
Hospital São Lucas. Só para lembrar, capixaba é como chamamos as pessoas que
nascem no estado do Espírito Santo.
·
Videoaula de revisão: Arredondamento
·
Jogo
1: Arredondamento
Jogo
2: Redes de formas com três
dimensões
Como nas atividades de ontem, nesses dois
jogos, caso você erre, será apresentada uma explicação bem interessante. Leia
todas as explicações com atenção e sempre tente novamente.
Resolva as atividades a
seguir no caderno de Matemática.
1. Qual a forma geométrica tridimensional que
possui quatro faces laterais triangulares?
R:
2. No
carnaval, um baile de carnaval começou as 20:00h com 195 pessoas, às 23:00
saíram 62 pessoas e às 02:00h entraram mais 28 pessoas. Quantas pessoas estavam
no início do baile?
3. Fabrício
foi ao mercado e comprou 2 gelatinas por R$ 1,15 cada, dois salgadinhos por R$
2,80 cada e dois chocolates por R$ 3,50 cada. Ele levou uma nota de R$ 20,00,
quanto ele receberá de troco?
4. Um
mercado está fazendo uma promoção em que 5 chocolates saem por R$ 15,00. Maria
precisa comprar 15 barras de chocolate, quanto ela irá gastar, se comprar nesta
promoção?
5. Resolva as operações abaixo:
DM
|
UM
|
C
|
D
|
U
|
UM
|
C
|
D
|
U
|
UM
|
C
|
D
|
U
|
DM
|
UM
|
C
|
D
|
U
|
|||
1
|
2
|
0
|
3
|
4
|
5
|
6
|
3
|
9
|
6
|
2
|
5
|
3
|
||||||||
X
|
1
|
4
|
X
|
2
|
8
|
X
|
5
|
7
|
X
|
9
|
||||||||||
+
|
+
|
+
|
||||||||||||||||||
UM
|
C
|
D
|
U
|
DM
|
UM
|
C
|
D
|
U
|
DM
|
UM
|
C
|
D
|
U
|
DM
|
UM
|
C
|
D
|
U
|
|||
1
|
6
|
4
|
5
|
1
|
0
|
2
|
8
|
6
|
5
|
2
|
1
|
0
|
1
|
1
|
2
|
3
|
2
|
||||
-
|
8
|
9
|
7
|
-
|
8
|
9
|
1
|
7
|
-
|
1
|
6
|
8
|
4
|
-
|
9
|
6
|
0
|
5
|
|||
UM
|
C
|
D
|
U
|
DM
|
UM
|
C
|
D
|
U
|
DM
|
UM
|
C
|
D
|
U
|
DM
|
UM
|
C
|
D
|
U
|
|||
1
|
2
|
8
|
3
|
1
|
0
|
2
|
8
|
6
|
9
|
4
|
1
|
7
|
5
|
0
|
1
|
8
|
9
|
||||
+
|
6
|
8
|
7
|
+
|
3
|
8
|
5
|
6
|
+
|
1
|
8
|
7
|
7
|
1
|
4
|
6
|
9
|
||||
+
|
3
|
8
|
9
|
||||||||||||||||||
6
|
7
|
2
|
1
|
2
|
1
|
6
|
2
|
5
|
2
|
5
|
2
|
0
|
3
|
2
|
8
|
||||
6.
Observe o gráfico abaixo e depois responda em seu
caderno:
a) Qual dos países foi mais sustentável
nessa análise?
b) Quantos países possuem pontuação
entre 89 e 91?
c)
Organize
os nomes dos países em ordem decrescente de pontuação, ou seja, do maior para o
menor.
Ø 29/04/2020
·
Sugestão de leitura: O pequeno Príncipe
– Antoine de Saint-Exupéry (continuação)
(Dentro do site, procure pelo título indicado para a
leitura de hoje. Lembrando que é um livro um pouco maior, dessa forma, será a sugestão de leitura para os dias 28,
29 e 30/4/20)
·
Videoaula
de revisão: Perímetro
Jogo 1: Perímetro
Jogo
2: Tangram
Resolva as atividades a
seguir
1.Como vimos no
vídeo, quando
você mede o contorno da figura, você está calculando o perímetro da figura.
Depois de assistir o vídeo, vamos responder as questões a seguir sobre o
cálculo do perímetro de uma figura geométrica.
Ah,
é sempre bom lembrar, lados iguais, tem medidas iguais.
2. Resolva os exercícios
abaixo e coloque ( x) na alternativa correta :
a. Calcule o perímetro
de um retângulo de 8 cm de comprimento por 5 cm de largura :
( ) 26 cm
( ) 25 cm
( ) 24 cm
b. Se eu der 8 voltas ao redor de um terreno retangular de 16
metros de comprimento por 14 metros de largura, eu andarei quantos metros ?
( ) 260 metros
( ) 480 metros
( ) 240 metros
3. Vamos recordar a subtração:
a.632 – 573 =
b.3429 – 1202 =
c.954 – 248 =
d.657 – 68 =
4. Leia o belo poema de
Vinícius de Moraes:
![]() |
Fonte: Fonte:http://www0.rio.rj.gov.br/sme/downloads/coordenadoriaEducacao/4caderno/5Ano/5AnoMatAluno4Caderno.pdf |
Luíza aprendeu a música acima e não parava mais de cantarolar. Francisco, seu irmão mais velho, não
aguentava mais tanta cantoria e resolveu desafiá-la. Ajude-a nesses desafios:
a) Ontem
você descansou um pouco depois do almoço. Você deitou às 14h e levantou às 17h.
Quanto tempo você dormiu?
![]() |
Fonte:http://www0.rio.rj.gov.br/sme/downloads/coordenadoriaEducacao/4caderno/5Ano/5AnoMatAluno4Caderno.pdf |
b) Você
entra na escola às 7h30min e sai às 11h30min. Quanto tempo você fica na escola?
c) Seu
xarope deve ser tomado de seis em seis horas. Se você tomou uma dose às
15h20min, qual o horário em que deve tomar a próxima dose?
d) No
convite para uma festa havia o horário de início às 18h30min e do término às
22h. Quanto tempo podia-se ficar nessa festa?
e) Tia
Celina começou a fazer ginástica às 14h10min e fez isso durante 40 minutos. A
que horas ela terminou o seu exercício?
HISTÓRIA,
GEOGRAFIA E CIÊNCIAS– 30/04/20
As
atividades devem ser realizadas no caderno de História, Geografia e Ciências.
Ø Sugestão
de leitura: O pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry (continuação)
(Dentro do site, procure pelo título indicado para a
leitura de hoje. Lembrando que é um livro um pouco maior, dessa forma, será a sugestão de leitura para os dias 28,
29 e 30/4/20)
·
Sessão Pipoca: Sugestão de vídeo: Como a água vira chuva? O show da Luna
Videoaula:
Divisão Política do Brasil
·
Jogo
1: Monte o mapa
Jogo 2: Combata o Coronavírus!
Jogo 3: Jogo de trivia:
Descobrimento do Brasil
CIÊNCIAS DA NATUREZA -
CIÊNCIAS
Leia o texto abaixo e depois responda as
questões.
Após ler o texto, responda:
1.
Qual foi o aumento
de consumo de água nas últimas décadas?
2.
Quanto gasta uma
torneira ligada por 5 minutos?
3.
Quanto desperdiça
uma torneira gotejando por 1 dia?
4.
Que outras
atitudes você observou que ocasiona o desperdício de água?
CIÊNCIAS
HUMANAS - GEOGRAFIA
Observe o mapa
para responder as questões:
Brasil
– Divisão Regional
1. Estado da Região Centro-Oeste onde está
situada a sede do governo brasileiro:
(A) Mato Grosso
(B) Goiás
(C) Tocantins
(D) Mato Grosso do Sul
(A) Mato Grosso
(B) Goiás
(C) Tocantins
(D) Mato Grosso do Sul
2. Das cinco regiões
brasileiras, a que ocupa a maior área do Brasil é a :
(A) R. Nordeste
(B) R. Norte
(C) R. Centro-Oeste
(D) R. Sudeste
(A) R. Nordeste
(B) R. Norte
(C) R. Centro-Oeste
(D) R. Sudeste
3. O maior estado da
Região Norte é:
(A) Tocantins
(B) Amapá
(C) Amazonas
(D) Roraima
(A) Tocantins
(B) Amapá
(C) Amazonas
(D) Roraima
4. Região brasileira que possui o maior número de
estados:
(A) R. Norte
(B) R. Nordeste
(C) R. Sul
(D) R. Sudeste
(A) R. Norte
(B) R. Nordeste
(C) R. Sul
(D) R. Sudeste
5. O maior estado da
Região Sudeste é:
(A) Espírito Santo
(B) Rio de Janeiro
(C) São Paulo
(D) Minas Gerais
(A) Espírito Santo
(B) Rio de Janeiro
(C) São Paulo
(D) Minas Gerais
CIÊNCIAS
HUMANAS – HISTÓRIA
Leia o texto a seguir, retirado do site http://www.ensinandocomcarinho.com.br, para responder às
questões:
1.O assunto do
texto é:
( ) A independência do Brasil
( ) A Inconfidência Mineira
( ) O Descobrimento do Brasil
2. Quando o Brasil
foi descoberto?
( )
07 de setembro de 1.500
( ) 22 de abril de 1.500
( ) 15
de novembro de 1.500
( ) 22 de maio de 1.500
3. Quem descobriu
o Brasil e como chegaram?
4. Por que o Monte
Pascoal recebeu esse nome?
( ) Por ser alto e de difícil acesso.
( ) Por causa da vegetação
( ) Era época de Páscoa Cristã
( ) Os índios deram esse nome.
ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA - SEMANA DE 27 A 30/4/20
Professora Berga
Turma 5° A, B, C e
D
As atividades deverão ser realizadas nas últimas folhas do
caderno utilizado para a disciplina de Língua Portuguesa.
Atividade 1
Assista ao vídeo clicando no endereço abaixo.
https://youtu.be/5XdsbJo7vbA
Após assistir ao vídeo “Sempre em Ação”, faça os exercícios
da seguinte maneira:
1 minuto de caminhada (podendo ser em circulo);
Realize os exercícios em 2 séries de 1 minuto com intervalo
de 30 segundos para descanso.
Exemplo: Corrida estacionária; faz por 1 minuto e descansa
30 segundos e repete por mais 1 minuto.
Observação: Não deixe de registrar o número de repetições de
cada exercício.
Atividade 2
Trace uma reta no chão usando fita crepe, giz ou com
qualquer outro recurso. Escolha um lado, um será o início e o outro o fim.
Primeiro exercício
Abra os braços e ande sobre a linha (fita) até o fim;
Quando chegar no fim da reta volte de costas;
Não se esqueça de abrir os braços e faça essa repetição 5
vezes.
Segundo exercício
Abra os braços e ande sobre a linha (fita);
Coloque um pé a frente e dobre o joelho da perna de trás até que
encoste no chão, quando chegar no final volte de costas.
Não se esqueça de abrir os braços e faça essa repetição 5
vezes.
Observações
Registre em que local da casa você realizou as atividades.
Que material você utilizou para fazer a reta?
Alguém da sua família também fez essa atividade?
Quem foi?
Nenhum comentário:
Postar um comentário