quinta-feira, 23 de abril de 2020

ATIVIDADES DOS 3º ANOS A, B, C e D - DIAS 23, 24 E 27/04



ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Dias 23, 24 E 27 de Abril
Data: 23-04-2020    
Atenção
Srs pais e responsável, seguem 2 opções de Gibis para realizar a leitura, nos dias 23, 24 e 27/04 podendo escolher uma opção:
·         O objetivo é incentivar a prática de leitura, o desejo e o prazer de ler.
·         Em casa os alunos devem realizar a leitura junto com os pais para que seja um momento prazeroso e de interação.
·         Após a leitura, o aluno escolhe qual a história que ele mais gostou  e coloque o título em seu caderno.


1) Faça a leitura e responda as questões em seu caderno:
Texto 1
 O bicho-preguiça, também conhecido simplesmente como preguiça, é um mamífero de movimentos lentos, que passa a maior parte da vida nas árvores, agarrado aos troncos ou pendurado de cabeça para baixo nos galhos. Vive em florestas tropicais da América do Sul e da América Central. É da mesma família do tatu e do tamanduá.
O bicho-preguiça pode chegar a 69 centímetros de comprimento. Tem pelagem densa e pode tanto apresentar cauda curta como não a ter. Os pelos geralmente são marrom-acinzentados ou dourados. Às vezes apresenta tons esverdeados por causa de algas que se aderem a seus pelos. As algas o protegem de predadores, uma vez que o ajudam a se confundir com a folhagem das árvores.
Os bichos-preguiça podem ter dois ou três dedos em cada pata. Os dedos têm garras longas e curvas, que eles usam para agarrar-se aos galhos. Os que têm dois dedos passam a maior parte do tempo pendurados nas árvores com as quatro patas. Os de três dedos preferem sentar-se nos galhos, em vez de pendurar-se neles.
O bicho-preguiça é um animal tranquilo e solitário. Dorme a maior parte do dia, pendurado de cabeça para baixo, com a cabeça escondida entre as patas dianteiras. À noite, desloca-se lentamente pelas árvores comendo folhas e frutos. O bicho-preguiça raramente desce ao solo, pois não consegue andar.

Responda no seu caderno as seguintes questões

A-) Onde vive o Bicho Preguiça?

B-) Por que as algas ajudam o Bicho Preguiça?

C-) Quais são as características do Bicho Preguiça?

Texto 2
A dança do Joãozinho

A mãe do Joãozinho estava a conversar com uma amiga e dizia-lhe:
– O meu Joãozinho gosta muito de dançar e de cantar. Quando for grande quer dedicar-se a uma destas duas coisas.
Diz a amiga:
– Então acho que devia dedicar-se à dança.
– Por quê? Já viu ele dançar?
– Não. Mas já ouvi cantar!
Fonte: https://muitobacana.com/piadas-infantis/, acesso em 06.dez.2018.


Responda as seguintes questões marcando apenas uma alternativa com um X.

1 -) O texto é engraçado, pelo fato de a amiga sugerir que Joãozinho se dedicasse a dança, pois ele

A. Dançava muito mal.
B. Dançava muito bem.
C. Cantava muito mal.
D. Cantava muito bem


2 -) O texto lido foi escrito para

A. Informar o leitor.
B. Divertir o leitor.
C. Ensinar o leitor.
D. Emocionar o leitor.



Data: 24/04

Texto
A Bola

O pai deu uma bola de presente ao filho. Lembrando o prazer que sentira ao ganhar a sua primeira bola do pai. Uma de número 5, sem tento oficial de couro. Agora não era mais de couro, era de plástico. Mas era uma bola. O garoto agradeceu, desembrulhou a bola e disse "Legal!". Ou o que os garotos dizem hoje em dia quando gostam do presente ou não querem magoar o velho. Depois começou a girar a bola, à procura de alguma coisa.
   - Como é que liga? - perguntou.
-Como, como é que liga? Não se liga. O garoto procurou dentro do papel de embrulho.
- Não tem manual de instrução? O pai começou a desanimar e a pensar que os tempos são outros. Que os tempos são decididamente outros.
- Não precisa manual de instrução.
- O que é que ela faz?
- Ela não faz nada. Você é que faz coisas com ela.
- O quê? - Controla, chuta...
- Ah, então é uma bola.
- Claro que é uma bola!
- Uma bola, bola. Uma bola mesmo.
- Você pensou que fosse o quê?
- Nada, não.
O garoto agradeceu, disse "Legal" de novo, e dali a pouco o pai o encontrou na frente da tevê, com a bola nova do lado, manejando os controles de um videogame. Algo chamado Monster Ball, em que times de monstrinhos disputavam a posse de uma bola em forma de bip eletrônico na tela ao mesmo tempo que tentavam se destruir mutuamente. O garoto era bom no jogo. Tinha coordenação e raciocínio rápido. Estava ganhando da máquina.
O pai pegou a bola nova e ensaiou algumas embaixadas. Conseguiu equilibrar a bola no peito do pé, como antigamente, e chamou o garoto.
 - Filho, olha.
O garoto disse “legal”, mas não desviou os olhos da tela. O pai segurou a bola com as mãos e a cheirou, tentando recapturar mentalmente o cheiro de couro. A bola cheirava a nada. Talvez um manual de instrução fosse uma boa ideia, pensou. Mas em inglês, para a garotada se interessar.
Fonte: Adaptação de A Bola, In: VERÍSSIMO, Luís Fernando. Comédias para se ler na Escola. Editora Objetiva.



Responda as seguintes questões marcando apenas uma alternativa com um X.

1-) Segundo o texto “o pai começou a desanimar e a pensar que os tempos são outros”, pelo fato

A. Da bola ser de plástico e não de couro.
B. Da bola não fazer nada sozinha.
C. Do filho ser bom de videogame.
D. Do filho não dar importância a bola.


2-) No texto, a frase “O garoto agradeceu, desembrulhou a bola e disse "Legal!", significa que o menino


A. Achou que faltava o manual de instruções.
B.  Detestou a bola. pois era de plástico.
C. Tentava não desapontar o seu pai.
D. Gostava de jogar videogame.


Data: 27/04

Faça as atividades a seguir em seu caderno de classe

1- Organize a lista de compras em ordem alfabética:

Café
Açúcar
Sabonete
Queijo
Batata
Uva
Macarrão
Leite
Tomate
Feijão
Cebola
Limão
Goiabada
Ovo






2- Leia cada verso da parlenda Macaco foi a feira, descubra os erros e reescreva de modo correto no seu caderno.

O Macaco foi a feira

O Makco fo à fera

Não sabi o q copra

Compou uma Kdera

Pra comade se sentar

A comadre se seto

A kadera escorregou

Cotada da comade

Foi parar n corredo.


                                              


                                                   ATIVIDADES DE MATEMÁTICA

Dias 23, 24 e 27/04


LEIA ATENTAMENTE CADA SITUAÇÃO-PROBLEMA E ESCREVA-AS EM SEU CADERNO. NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR ESPAÇO PARA RESPONDER.

DATA: 23/04
SITUAÇÃO  PROBLEMA

1-JORGE TEM 243 FIGURINHAS E SEU PRIMO CARLOS TEM 125. QUANTAS FIGURINHAS ELES TÊM AO TODO?

2-UMA COSTUREIRA FEZ 352 SAIAS E 263 BLUSAS. QUANTAS PEÇAS DE ROUPA ELA FEZ NO TOTAL?

3-UM SORVETEIRO SAIU DE CASA COM 839 PICOLÉS EM SEU CARRINHO DURANTE O DIA ELE VENDEU 536 PICOLÉS. QUANTOS PICOLÉS ELE AINDA TEM?

DATA: 23/04

CÁLCULO DE ADIÇÃO

ARME E RESOLVA NO CADERNO DE MATEMÁTICA OU DE CLASSE AS SEGUINTES ADIÇÕES:

      434+55=
      343+222=
      545+141=
      626+351=
      401+366=
      237+460=
      374+512=
      216+62=
      618+361=
      531+307=
      125+451=
      250+645=
      161+704=




DATA: 24/04



OBSERVE O MATERIAL DOURADO ABAIXO, E O VALOR DE CADA ELEMENTO PARA RESPODER A PROXIMA ATIVIDADE.
ACESSO O LINK ABAIXO PARA ASSISTIR A VÍDEO AULA.








DATA: 27/04






Nenhum comentário:

Postar um comentário