ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Dias 23, 24 E 27 de Abril
Data: 23-04-2020
Atenção
Srs pais e
responsável, seguem 2 opções de Gibis para realizar a leitura, nos dias 23, 24
e 27/04 podendo escolher uma opção:
·
O
objetivo é incentivar a prática de leitura, o desejo e o prazer de ler.
·
Em
casa os alunos devem realizar a leitura junto com os pais para que seja um
momento prazeroso e de interação.
·
Após a
leitura, o aluno escolhe qual a história que ele mais gostou e coloque o título em seu caderno.
1) Faça a leitura
e responda as questões em seu caderno:
Texto 1
O
bicho-preguiça, também conhecido simplesmente como preguiça, é um mamífero de
movimentos lentos, que passa a maior parte da vida nas árvores, agarrado aos
troncos ou pendurado de cabeça para baixo nos galhos. Vive em florestas
tropicais da América do Sul e da América Central. É da mesma família do tatu e
do tamanduá.
O bicho-preguiça pode chegar a 69 centímetros de
comprimento. Tem pelagem densa e pode tanto apresentar cauda curta como não a
ter. Os pelos geralmente são marrom-acinzentados ou dourados. Às vezes
apresenta tons esverdeados por causa de algas que se aderem a seus pelos. As
algas o protegem de predadores, uma vez que o ajudam a se confundir com a
folhagem das árvores.
Os bichos-preguiça podem ter dois ou três
dedos em cada pata. Os dedos têm garras longas e curvas, que eles usam para
agarrar-se aos galhos. Os que têm dois dedos passam a maior parte do tempo
pendurados nas árvores com as quatro patas. Os de três dedos preferem sentar-se
nos galhos, em vez de pendurar-se neles.
O bicho-preguiça é um animal tranquilo e solitário.
Dorme a maior parte do dia, pendurado de cabeça para baixo, com a cabeça
escondida entre as patas dianteiras. À noite, desloca-se lentamente pelas
árvores comendo folhas e frutos. O bicho-preguiça raramente desce ao solo, pois
não consegue andar.
ADAPTADO
DE FONTE: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/bicho-pregui%C3%A7a/482521, acesso em 04.dez.2018. 5
Responda
no seu caderno as seguintes questões
A-) Onde vive o Bicho Preguiça?
B-) Por que as
algas ajudam o Bicho Preguiça?
C-) Quais são as
características do Bicho Preguiça?
Texto 2
A dança do Joãozinho
A mãe do Joãozinho estava a conversar com uma amiga e
dizia-lhe:
– O meu Joãozinho gosta muito de dançar e de cantar.
Quando for grande quer dedicar-se a uma destas duas coisas.
Diz a amiga:
– Então acho que devia dedicar-se à dança.
– Por quê? Já viu ele dançar?
– Não. Mas já ouvi cantar!
Fonte:
https://muitobacana.com/piadas-infantis/, acesso em 06.dez.2018.
Responda
as seguintes questões marcando apenas uma alternativa com um X.
1 -)
O texto é engraçado, pelo fato de a amiga sugerir que Joãozinho se dedicasse a
dança, pois ele
A. Dançava muito mal.
B. Dançava muito bem.
C. Cantava muito mal.
D.
Cantava muito bem
2 -)
O texto lido foi escrito para
A. Informar o leitor.
B. Divertir o leitor.
C. Ensinar o leitor.
D.
Emocionar o leitor.
Data: 24/04
Texto
A Bola
O pai deu uma bola de presente ao filho. Lembrando o
prazer que sentira ao ganhar a sua primeira bola do pai. Uma de número 5, sem
tento oficial de couro. Agora não era mais de couro, era de plástico. Mas era
uma bola. O garoto agradeceu, desembrulhou a bola e disse "Legal!".
Ou o que os garotos dizem hoje em dia quando gostam do presente ou não querem
magoar o velho. Depois começou a girar a bola, à procura de alguma coisa.
-
Como é que liga? - perguntou.
-Como, como é que liga? Não se liga. O
garoto procurou dentro do papel de embrulho.
- Não tem manual de instrução? O pai começou a
desanimar e a pensar que os tempos são outros. Que os tempos são decididamente
outros.
- Não precisa manual de instrução.
- O que é que ela faz?
- Ela não faz nada. Você é que faz coisas com ela.
- O quê? - Controla, chuta...
- Ah, então é uma bola.
- Claro que é uma bola!
- Uma bola, bola. Uma bola mesmo.
- Você pensou que fosse o quê?
- Nada, não.
O garoto agradeceu, disse "Legal" de novo, e
dali a pouco o pai o encontrou na frente da tevê, com a bola nova do lado,
manejando os controles de um videogame. Algo chamado Monster Ball, em que times
de monstrinhos disputavam a posse de uma bola em forma de bip eletrônico na
tela ao mesmo tempo que tentavam se destruir mutuamente. O garoto era bom no
jogo. Tinha coordenação e raciocínio rápido. Estava ganhando da máquina.
O pai pegou a bola nova e ensaiou algumas embaixadas.
Conseguiu equilibrar a bola no peito do pé, como antigamente, e chamou o
garoto.
- Filho, olha.
O
garoto disse “legal”, mas não desviou os olhos da tela. O pai segurou a bola
com as mãos e a cheirou, tentando recapturar mentalmente o cheiro de couro. A
bola cheirava a nada. Talvez um manual de instrução fosse uma boa ideia,
pensou. Mas em inglês, para a garotada se interessar.
Fonte:
Adaptação de A Bola, In: VERÍSSIMO, Luís Fernando. Comédias para se ler na
Escola. Editora Objetiva.
Responda
as seguintes questões marcando apenas uma alternativa com um X.
1-)
Segundo o texto “o pai começou a desanimar e a pensar que os tempos são
outros”, pelo fato
A. Da bola ser de
plástico e não de couro.
B. Da bola não fazer
nada sozinha.
C. Do filho ser bom de
videogame.
D.
Do filho não dar importância a bola.
2-)
No texto, a frase “O garoto agradeceu, desembrulhou a bola e disse
"Legal!", significa que o menino
A. Achou que faltava o
manual de instruções.
B. Detestou a bola. pois era de plástico.
C. Tentava não desapontar
o seu pai.
D.
Gostava de jogar videogame.
Data: 27/04
Faça
as atividades a seguir em seu caderno de classe
1- Organize a lista de compras em ordem
alfabética:
Café
Açúcar
Sabonete
Queijo
Batata
Uva
Macarrão
Leite
Tomate
Feijão
Cebola
Limão
Goiabada
Ovo
2- Leia cada verso da parlenda Macaco foi
a feira, descubra os erros e reescreva de modo correto no seu caderno.
O Macaco foi a feira
O Makco fo à
fera
Não sabi o q
copra
Compou uma Kdera
Pra comade se
sentar
A comadre se
seto
A kadera
escorregou
Cotada da comade
Foi parar n
corredo.
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA
Dias 23, 24 e 27/04
LEIA
ATENTAMENTE CADA SITUAÇÃO-PROBLEMA E ESCREVA-AS EM SEU CADERNO. NÃO ESQUEÇA DE
DEIXAR ESPAÇO PARA RESPONDER.
DATA: 23/04
SITUAÇÃO PROBLEMA
1-JORGE
TEM 243 FIGURINHAS E SEU PRIMO CARLOS TEM 125. QUANTAS FIGURINHAS ELES TÊM AO
TODO?
2-UMA
COSTUREIRA FEZ 352 SAIAS E 263 BLUSAS. QUANTAS PEÇAS DE ROUPA ELA FEZ NO TOTAL?
3-UM
SORVETEIRO SAIU DE CASA COM 839 PICOLÉS EM SEU CARRINHO DURANTE O DIA ELE
VENDEU 536 PICOLÉS. QUANTOS PICOLÉS ELE AINDA TEM?
DATA: 23/04
CÁLCULO DE ADIÇÃO
ARME
E RESOLVA NO CADERNO DE MATEMÁTICA OU DE CLASSE AS SEGUINTES ADIÇÕES:
• 434+55=
• 343+222=
• 545+141=
• 626+351=
• 401+366=
• 237+460=
• 374+512=
• 216+62=
• 618+361=
• 531+307=
• 125+451=
• 250+645=
• 161+704=
DATA: 24/04
OBSERVE O
MATERIAL DOURADO ABAIXO, E O VALOR DE CADA ELEMENTO PARA RESPODER A PROXIMA
ATIVIDADE.
ACESSO O
LINK ABAIXO PARA ASSISTIR A VÍDEO AULA.
DATA: 27/04



Nenhum comentário:
Postar um comentário