segunda-feira, 30 de março de 2020

ATIVIDADES DE PORTUGUÊS - SEMANA DE 30 A 03/04/2020





ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA SEMANA DE 30 A 03/04/2020 dos 5º ANOS MANHÃ E TARDE

·     Aula digital da semana: https://www.youtube.com/watch?v=VxXobpHAR3Y
·     Leia a Matéria: OMS declara Pandemia do Novo Coronavírus (página 5).

Desafio da semana: Assista ao vídeo e continue com a leitura do Jornal Joca focando na matéria sugerida acima.

30/03/2020
OMS declara pandemia do novo coronavírus


1-Depois de ler a reportagem com auxílio do dicionário pesquise e registre no caderno.

a)     Pandemia
b)    O que significa a sigla: OMS
c)     Vírus
d)    Coronavírus

2- Mostre que você está craque nos cuidados para manter essa doença bem longe da sua casa. Escreva três cuidados que devemos ter para não ficar doente.


3- Segundo a matéria atividades e aulas em escolas e universidades foram suspensas em quais países?


31/03/2020

O Homem Nu

Ao acordar, disse para mulher:
          — Escuta, minha filha: hoje é dia de pagar a prestação de televisão, vem aí o sujeito com a conta, na certa. Mas acontece que ontem eu não trouxe dinheiro da cidade, estou a nenhum.
          — Explique isso ao homem — ponderou a mulher.
          — Não gosto dessas coisas. Dá um ar de vigarice, gosto de cumprir rigorosamente as minhas obrigações. Escuta: quando ele vier a gente fica quieto aqui dentro, não faz barulho, para ele pensar que não tem ninguém. Deixa ele bater até cansar — amanhã eu pago.
          Pouco depois, tendo despido o pijama, dirigiu-se ao banheiro para tomar banho, mas a mulher já se trancara lá dentro. Enquanto esperava, resolveu fazer um café. Pôs a água a ferver a porta de serviço para apanhar o pão. Como estivesse completamente nu, olhou com cautela para um lado e para outro antes de arriscar-se a dar dois passos até o embrulhinho deixado pelo padeiro sobre o mármore do parapeito. Ainda era muito cedo, não poderia aparecer ninguém. Mal seus dedos, tocaram o pão, a porta atrás de si fechou-se com estrondo, impulsionada pelo vento.
Aterrorizado, precipitou-se até a campainha e, depois de tocá-la, ficou à espera, olhando ansiosamente ao redor. Ouviu lá dentro o ruído da água do chuveiro interromper-se de súbito, mas ninguém veio abrir. Na certa a mulher pensava que já era o sujeito da televisão. Bateu com o nó dos dedos:
          — Maria! Abre aí, Maria. Sou eu — chamou em voz baixa.
          Quanto mais batia, mais silêncio fazia lá dentro.
          Enquanto isso, ouvia lá embaixo a porta do elevador fechar-se, viu o porteiro subir lentamente os andares... Desta vez, era o homem da televisão!
          Não era. Refugiado no lance da escada entre os andares, esperou que o elevador passasse, e voltou para a porta de seu apartamento, sempre a segurar nas mãos nervosas o embrulho de pão:
          —Maria, por favor! Sou eu!
          Desta vez não teve tempo de insistir: ouviu passos na escada, lentos, regulares, vindos lá de baixo...Tomando de pânico, olhou ao redor, fazendo uma pirueta, e assim despido, embrulho na mão, parecia executar um ballet grotesco e mal ensaiado. Os passos na escada se aproximavam, e eles sem onde se esconder. Correu para o elevador, apertou o botão. Foi o tempo de abrir a porta e entrar, e a empregada passava, devagar subindo um lance de escada. Ele respirou aliviado, enxugando o suor da testa com o embrulho do pão.
          Mas eis que a porta interna do elevador se fecha e ele começa a descer.
          — Ah, isso é que não! — fez o homem nu, sobressalto.
          E agora? Alguém lá embaixo abriria a porta do elevador e daria com ele ali, podia mesmo ser algum vizinho conhecido... Percebeu, desorientado, que estava sendo levado cada vez para mais longe de seu apartamento, começava a viver um verdadeiro pesadelo, instaurava-se naquele momento o amis autêntico e desvairado Regime de Terror!
          — Isso é que não — repetiu, furioso.
          Agarrou-se à porta do elevador e abriu-a com força entre os andares, obrigando-o a parar. Respirou fundo, fechando os olhos, para ter a momentânea ilusão de que sonhava. Depois experimentou apertar o botão do seu andar. Lá embaixo continuavam a chamar o elevador. Antes de mais nada: “Emergência: parar”. Muito bem. E agora? Iria subir ou descer? Com cautela desligou a parada de emergência, largou a porta, enquanto insistia em fazer o elevador subir. O elevador subiu.
          — Maria! Abre esta porta! — gritava, desta vez esmurrando a porta, já sem nenhuma cautela. Ouviu que outra porta se abria atrás de si.
          Voltou-se, acuado, apoiando o traseiro no batente e tentando inutilmente cobrir-se com o embrulho de pão. Era a velha do apartamento vizinho:
          — Bom dia, minha senhora — disse ele, confuso. —Imagine que eu...
          A velha, estarrecida, atirou os braços para cima, soltou um grito:
          — Valha-me Deus! O padeiro está nu!
          E correu ao telefone para chamar a radiopatrulha:
          — Tem um homem pelado aqui na porta!
          Outros vizinhos, ouvindo a gritaria, vieram ver o que se passava:
          — É um tarado!
          — Olha, que horror!
          — Não olha não! Já pra dentro, minha filha!
          Maria, a esposa do infeliz, abriu finalmente a porta para ver o que era. Ele entrou como um foguete e vestiu-se precipitadamente, sem nem se lembrar do banho. Poucos minutos depois, restabelecida a calma lá fora, bateram na porta.
          — Deve ser a polícia — disse ele, ainda ofegante, indo abrir.
          Não era: era o cobrador da televisão.
                                                                                  Crônica: Fernando Sabino

Interpretação do texto

1-     O título da crônica é: O homem nu. Que outro título você poderia atribuir ao assunto do texto?




2-     No quarto parágrafo do texto, o homem afirma:

— Não gosto dessas coisas. Dá um ar de vigarice, gosto de cumprir rigorosamente as minhas obrigações. Escuta: quando ele vier a gente fica quieto aqui dentro, não faz barulho, para ele pensar que não tem ninguém. Deixa-o bater até cansar — amanhã eu pago.


a)     A atitude dele está de acordo com sua afirmação? Por quê?


3-     A vizinha ao vê-lo gritou: O padeiro está nu! Explique como ela chegou a essa conclusão.

4-     Assinale a alternativa que expressa o principal conflito do protagonista, isto é, do personagem mais importante de O homem nu.

A oposição entre o desejo e o que impede sua realização chama-se conflito. Pode ser um choque de interesses, opiniões, de comportamento entre dois ou mais personagens, ou de um personagem com a natureza, ou até de um personagem consigo mesmo. É por meio do conflito que se estrutura o enredo de uma narrativa.


a)     (    ) O marido quer tomar banho, mas a mulher já se trancou no banheiro.
b)    (    ) O cobrador virá receber a prestação, mas o devedor está sem dinheiro.
c)     (    ) O homem nu está do lado de fora do apartamento e não consegue entrar em casa.
d)    (    ) O elevador começa a subir e o homem nu pensa que é o cobrador.


5-     Retire do texto O homem nu, três palavras ou expressões que marcam o tempo na narrativa.
6-     Em vários momentos, o autor criou suspense no texto. Localize dois trechos em eu isso acontece e copie-os no caderno.

01/04/2020
Gramática
Encontro consonantal e dígrafo

Leia

A cobra
Sem mãos e sem pés
esta cobra
é uma atleta.
O que ela mais quer
É andar de bicicleta.
                                 Marina Colasanti
                   
        


Observe as consoantes destacadas nas palavras cobra e bicicleta.
                            COBRA        BICICLETA   

Você pode encontrar o encontro de duas consoantes seguidas. Chama-se encontro consonantal. 

Dígrafo


Leia

Chuva choveu

Chuva chegou
goteira pingou.
Pergunta ao menino
se o fogo pegou.

Chuva chegou
goteira pingou.
Pergunta à mãe dele
se a cama molhou
               Maria da Graça Rios




Observe as letras que formam a palavra chuva e sua pronúncia.

Letras:  C H U V A

Som:       H   U V A      

Você pode constatar que as letras C H representam um único som. Recebem o nome de dígrafo.

Dígrafo: é a reunião de duas letras representando um único som.


Principais encontros consonantais

AD adjetivo      FL flor     PL planeta      BL bloco      FR francês    Tl atlas     BR branco

GL inglês        TM ritmo    CL claro      GR grande     TR estrela    CR cravo   PR problema

DR vidro       GN digno
                                                                                                                                             



Principais dígrafos

CH ficha                  RR carro             LH coelho            SS pássaro             GU guerra 
XC excelente          QU querer           SC descer          SÇ desça                  NH unha

                                     


1-     Escreva palavras com os seguintes encontros consonantais.

CR                             VR                         TR                           DR                          GR 

FR                              FL                         PR                           PL                            BR


2-     Marque

(1)   para o dígrafo destacado
(2)   para o encontro consonantal destaco.


(   ) trabalho         (   ) excelente     (    ) quis            (    ) trabalho        (    ) medalha

(   ) ascender       (   ) excursão     (    ) cegonha      (    ) mosca          (    ) massa

(    ) nasceu        (    ) achado       (     ) guerreiro      (    ) aquele         (    ) patroa

02/04/2020

3-     Leia o texto com atenção.


           A humanidade é o conjunto de todos os povos que existem, ou seja, de todos os homens, mulheres e crianças que vivem neste mundo. São muitíssimos.
           A última conta que eu vi dava perto de cinco bilhões. Estão divididos em países, ou nações, com seus territórios, seu jeito de viver e sua fala. Em alguns desses países vive mais de uma nação, como, por exemplo, os Bascos, oprimidos lá na Espanha, ou os Guarani, aqui no Brasil, que lutam por ter seu pedacinho de terra e para poder viver lá, do seu próprio jeito, sem serem incomodados.
                                                                                                        Darcy Ribeiro.


a)     Sublinhe com lápis colorido as palavras do texto em que aparecem dígrafos.
b)    Pinte com lápis de cor os dígrafos.


Ortografia

1-     Coloque acento agudo ( / ) ou circunflexo  ( ^ ) na vogal da sílaba tônica (sílaba mais forte).

Portugues                 binoculo                medico                 infancia                        lampada  

Pagina                      tenis                      matine                  ingles                          boné

Pessego                  amavel                  esplendido             domino                       chinês

Atras                        ate                         sape                      ipe                              cafe




2-     Construa uma frase com cada grupo de palavras.


a)     Bebe – bebê

b)     Da – dá

c)     Pelé  - pele

d)    Avô – avó

e)     Camelo – camelô


03/04/2020

3-     Em algumas palavras do texto seguinte falta o acento. Acentue as palavras corretamente.


O medico

Para o medico, o corpo
não tem segredos:
e como uma fabrica,
uma orquestra.
Uma casa com os moveis
Todos no lugar.
O sangue corre nas veias
como um disciplinado rio.
O pulso bate com precisão,
Afiado relógio marcando a vida
                                                               Roseana Murray



4-     Recorte de uma revista ou de um jornal um trecho em que apareçam pelo menos cinco palavras com acento agudo e três palavras com acento circunflexo. Copie em seu caderno essas palavras.

5-     Copie a frase, acentuando as palavras em destaque.

a)     Voce viu o bebe chorando?

b)    Esta pagina esta rasgada.

c)     Nos estudamos portugues e ingles.


MATEMÁTICA – SEMANA DE 30/03 A 03/04/2020
Ø  30/03/2020
·         MATEMÁTICA
Jogo do dia: Casa de carne.
            O Açougueiro precisa de sua ajuda! A casa de Carne está lotada e é necessário escolher, para cada cliente, o corte de carne mais indicado e cobrar o valor correto. Contamos com seu conhecimento para atender a todos muito bem.

Vídeo do dia:  QMágico - Sistema Monetário Brasileiro



            Resolva os problemas a seguir no caderno de Matemática.

1.    Caio encomendou salgadinhos para sua festa de aniversário.

Sabendo que um cento custa R$ 42,00, quanto pagará por 300 salgadinhos?

2.    Calcule o resultado da operação 2 268 : 9 =

3.    Sandro e Diego estão guardando dinheiro para viajarem nas férias. Até agora, Sandro já economizou 624 reais e Diego 375 reais. Quanto Sandro já economizou a mais que Diego?

4.    Calcule o resultado da operação 1 872 – 987=

5.    Calcule o resultado da operação de 107 por 6.

6.    Os alunos da escola de Leonardo realizaram uma campanha para arrecadar alimentos para uma associação de apoio à criança.

Observe no registro a seguir, as quantidades de alimentos arrecadados.

ARROZ – 90 kg
ACHOCOLATADO – 18,4 kg
CAFÉ – 22,25 kg

      Qual o total de alimentos arrecadados em quilogramas (kg)?

7.    No início do ano, a mãe de Márcia comprou na papelaria os materiais escolares representados a seguir:
CADERNO
R$ 39,00
 ESTOJO
R$ 18,00
 MOCHILA
R$ 66,00


Pagou a compra com uma nota de R$ 100,00 e uma nota de R$ 50,00.     
      Qual a quantia que recebeu de troco?

8.    Paula foi convidada  para ir a uma festa com as amigas. Tem em seu guarda-roupa, 4 camisetas e 2 saias.
Quantas combinações diferentes ela poderá fazer para ir à festa?

Ø  31/03/2020
·         MATEMÁTICA

Jogo do dia: Daqui pra lá, de lá pra cá


Neste jogo, você vai  colocar em prática conhecimentos geométricos de orientação espacial. Para ajudar o personagem a cumprir os trajetos propostos, será preciso indicar a direção que ele deve seguir pelas ruas da cidade.

1.    Veja, abaixo, o mapa de uma parte do bairro onde Pedro mora. No mapa, Pedro quer localizar a igreja, considerando um número e uma letra. Qual é a localização da igreja?


a)      (    ) 2, A
b)      (    ) 3, C
c)      (    ) 2, B
d)      (    ) 1, C

2.    A figura abaixo é um detalhe da planta de uma cidade de São Paulo. Nela, a localização da Rua Abílio José é indicada por A2. Desta forma, a identificação da Rua Iguape é:


a)      (    ) A,2
b)      (    ) C,1
c)      (    ) C,3

d)      (    ) B,2
1.    Nelci leu em uma revista uma reportagem sobre o peso e a altura de algumas celebridades. As informações estavam registradas em uma tabela.
Observe.

PESO E ALTURA DE CELEBRIDADES
Celebridade
Peso
Altura
Ângela
55, kg
1,62 m
Beatriz
59 kg
1,70 m
Celina
59 kg
1,71 m
Sandra
50 kg
1,67 m
Sara
57 kg
1,73 m
Tânia
54 kg
1,79 m
Fonte: Dados Fictícios


Considerando as celebridades acima, a mais leve e a mais alta, respectivamente, são _______________________ e ____________________.

1.    Marcelo fez uma pesquisa no site do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e conheceu as maiores cidades paulistas. Registrou os dados coletados em uma tabela.
Observe.

Posição
Cidade
População
São Paulo
11.253.503
Guarulhos
1.221.979
Campinas
1.080.113
São Bernardo do Campo
765.463
Santo André
676.407
A diferença entre as populações das cidades de Guarulhos e de São Bernardo do Campo é de______________________________________.

2.    Observe, no quadro a seguir os preços de carros.
Carro
Preço
Carro 1
R$ 78.490,00
Carro 2
R$ 46.780,00
Carro 3
R$ 67.900,00
Carro 4
R$ 46.170,00

            A alternativa que mostra corretamente o valor posicional (valor relativo) do algarismo 7 nos preços dos carros é:

a)(   )
Carro 1:
R$70.000,00
Carro 2:
R$ 700,00
Carro 3:
R$ 7.000,00
Carro 4:
R$ 70,00
b)(   )
Carro 1:
R$70.000,00
Carro 2:
R$ 700,00
Carro 3:
R$ 70,00
Carro 4:
R$ 7.000,00
c)(   )
Carro 1:
R$ 7.000,00
Carro 2:
R$ 70,00
Carro 3:
R$ 700,00
Carro 4:
R$70.000,00


Ø  01/04/2020
·         MATEMÁTICA

Jogo do dia: Jogo da cerca

Nos jogos de linhas e colunas, é preciso desenvolver estratégias desde a primeira jogada para estabelecer uma dinâmica que leve à vitória

Sugestão de Vídeo: Técnicas de divisão - 5º ano

Link: https://www.youtube.com/watch?v=_Hv7KjYbDso

 

1.    Mapa do tesouro
O Capitão da Perna de Pau enterrou seus tesouros em vários lugares da Ilha dos Tubarões.
Estes lugares estão marcados com um X no mapa.



O ouro está no quadro (5,B).
A prata está no quadro (4,D).
O cobre está no quadro (3,A).
A caixa de joias está no quadro (3,C).

Usando as informações acima e o mapa responda as questões:
a)    Complete:
........................................ está no pé das Montanhas Granito.
........................................ está na Floresta Silenciosa.
........................................ está no centro do cemitério.
........................................ está na Vila Deserta.

b)  O navio do Capitão se chama “Piratão”. Qual o código da localização do navio neste mapa?
R. O navio Piratão está localizado no quadro (____,____)

2.No início do ano, foram matriculados 480 alunos para as aulas de dança. A escola tem somente 15 turmas, sendo que todas elas têm que ter a mesma quantidade de alunos. Quantos alunos terá cada turma?

3.Fernanda convidou para sua festa 64 amigos da escola. Ela decidiu que cada um dos amigos deveria receber a mesma quantidade de docinhos, e na mesa de doces havia 256 doces. Quantos doces ganhou cada criança?
4. Escreva os números abaixo em ordem crescente
2.356 – 1.089 – 564 – 1.238 – 1.627 – 115 – 1.150 – 2.110 – 453 – 1.512

R.:

Ø  02/04/2020
·         MATEMÁTICA

Jogo do dia: Jogo da antecipação

Neste divertido jogo, você é desafiado a achar em qual intervalo está o resultado de uma operação usando estratégias de antecipação, como arredondamento e decomposição.

1.    Resolva as operações abaixo:
A) 288 : 3
B) 516 : 4

C) 847 : 6

D) 912 : 8
E) 596 + 979
F) 1.593 + 359

G) 746 + 968

H) 852 + 968
I) 1.450 – 789
J) 1.516 – 1.285
K) 2.039 – 860

L) 1.100 – 299 
M) 807 x 8
N) 512 x 4 
O) 118 x 5
P) 326 x 7


2.    O gráfico abaixo mostra a quantidade de pontos feitos pelos times A, B, C e D no campeonato de futebol da escola. De acordo com o gráfico, quantos pontos o time C conquistou?
Fonte: https://novaescola.org.br/

3.    Uma professora do 5º Ano pediu que uma aluna marcasse numa linha do tempo o ano de 1940.



Que ponto a aluna deve marcar para acertar a tarefa pedida?
(A) A                     (B) B                     (C) C                     (D) D


4.    Observe a tabela abaixo. Ela mostra a quantidade de litros de álcool gel necessários para alguns estabelecimentos atenderem ao público por dia.



a)    Se o dono do restaurante for o mesmo dono do supermercado, quantos litros de álcool gel ele deverá comprar por dia?

b)    Uma loja comercial só conseguiu 245 litros para hoje. Quanto litros de álcool gel esta loja terá que pedir emprestado?

c)    Se juntarmos a quantidade, em litros, de álcool gel de todos os estabelecimentos da tabela, quantos litros teremos no total?

5.    Em uma cidade o número inicial de casos de coronavírus foi 456. Com o controle e a prevenção, os casos diminuíram para 235. Qual a diferença da quantidade de casos iniciais para a quantidade de casos após o controle e prevenção?

Fonte: https://pwa.app.vc/smecarioca2020#/web/21108946

HISTÓRIA, GEOGRAFIA E CIÊNCIAS – SEMANA DE 30/03 A 03/04/202
Ø  03/04/2020
·         História, Geografia e Ciências
Realize as atividades no caderno de História, Geografia e Ciências.
Para as atividades de hoje, assista aos seguintes vídeos:


Higiene diária: lavar as mãos: https://www.youtube.com/watch?v=4iMSz9R4HdU
            Leia:

1.    Após a leitura do texto, complete os espaços abaixo:
a)    Não compartilhar __________________________como talheres e copos.
b)    _____________________sempre as mãos com água e sabão.
c)    Evitar contato_______________________ com outras pessoas.
d)    Usar __________________em gel 70%
e)    Ao tossir e espirrar, cobrir o nariz e boca com o __________________ e não com as mãos.
f)     Manter os ambientes _________________________.
g)    A transmissão do coronavírus se dá por ______________________, _________________,
_____________________, ___________________, ________________________________,
__________________________________________________________________________.


2.    Leia o texto a seguir para responder as questões.



Fonte: https://www.telessaude.unifesp.br/index.php/dno/redes-sociais/159-qual-e-a-diferenca-entre-surto-epidemia-pandemia-e-endemia
a)    O que é um surto?
b)    Defina epidemia.
c)    O que é uma pandemia?
d)    Qual a diferença entre epidemia e pandemia?

3.    Agora é hora de diversão.

Jogo: Quebra-cabeça de mapas

Jogo de quebra-cabeça cujo objetivo é, por meio de mapas, auxiliar na localização de estados brasileiros, de países no continente da América do Sul e de continentes no mapa-múndi.




Atividade de Arte tarde
4º e 5º ano

          Essa atividade é de arte mas devera ser feita no caderno de português, os desenhos poderão ser feitos em folha de sulfite e colado no caderno também de português. Deverão fazer as atividades uma por dia, são  2 por semana.​​​
     Deverão copiar as orientações.​​​
     Colocar a data completa, o nome, o ano e a disciplina. ​​
    
     LEIA COM ATENÇÃO  


     COMO SE PREVENIR DO CORONAVÍRUS?

     1- Lavar as mãos com água e sabão frequentemente.
     2- Lavar as mãos com água e sabão após tossir.
     3- Lavar as mãos com água e sabão após espirrar.
     4- Lavar as mãos com água e sabão após ir ao banheiro.
     5- Lavar as mãos com água e sabão após mexer com animais.
     6- Ter sempre um frasco de álcool gel na bolsa.
     7- Manter distância de pessoas principalmente as que apresentam tosse, coriza e febre.
     8- Quando tossir cobrir o rosto de preferência com lenço de papel e jogar fora ou com um braço.
     9- Não compartir copos, talheres, pratos e comida.
     10- Não passar as mãos nos olhos, nariz e boca.
     11- Evitar sair de casa, só em caso de extrema necessidade.
     12- A máscara é indicada para quem tem alguma infecção respiratória.
           Atividade- após ler com atenção deverão escolher 6 prevenção do corona vírus fazer o         desenho, escrever qual desenho foi escolhido.      
     01/04- 3 desenhos
     03/04- Fazer um desenho onde o personagem é um herói, que vai acabar com o vírus, mostrando          assim seus superpoderes.
                                                                                      Prof. Silvia          


Atividade de Arte Profª Elaine Manhã











        

Nenhum comentário:

Postar um comentário